Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
8 de janeiro
Congresso em Foco
8/1/2026 7:00
Três anos depois da tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, em 8 de janeiro de 2023, propostas legislativas que versam desde a anistia à defesa da democracia ainda tramitam no Congresso. A data foi marcada por ataques às sedes dos Três Poderes, depredação de patrimônio público e atos antidemocráticos.
Anistia ampla, geral e irrestrita
Embora a reinvidicação dos partidos de oposição ao governo se alinhassem à política de anistia ampla, geral e irrestrita, como previsto na versão inicial do projeto de lei 2.162/2023, a proposta andou em outro sentido. Com substitutivo do relator na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o texto passou de anistia para dosimetria.
No Senado, o texto foi relatado por Espiridião Amin (PP-SC) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguiu para Plenário no mesmo dia. Em dezembro de 2025, o Congresso concluiu o rito legislativo com a aprovação e a matéria aguarda sanção ou veto presidencial.
As demais propostas permanecem paradas ou foram apensadas a outros textos com características semelhantes. Somente ao projeto 2.162/2023 foram incluídos outros 15:
Na Câmara, ao menos outros 14 projetos beneficiam condenados pelo 8 de janeiro. O mais recente, apresentado pelo Sargento Gonçalves (PL-RN) em 18 de dezembro do ano passado, prevê a revogação dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado do Código Penal (Lei 2.848/1940). A proposta ainda aguarda distribuição para comissões.
Já no Senado, a concessão de anistia também está em pauta. Ao menos três projetos tramitam na Casa para beneficiar envolvidos na tentativa de golpe. Em 2024, o senador Marcio Bittar (PL-AC) apresentou texto pró-anistia (1.068/2024), que aguarda parecer na Comissão de Defesa da Democracia. Propostas do ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que também concede anistia (5.064/2023), e de Bittar, que é uma Proposta de Emenda à Constituição 70/2023.
Defesa da democracia na base governista
Por outro lado, parlamentares de base governista buscaram criar mecanismos para que o episódio não se repetisse. Destaca-se o envio de duas propostas pelo Executivo, no chamado "Pacote da Democracia". Os textos, enviados em 2023, permanecem parados na Câmara.
Textos semelhantes foram apresentados no Senado pelo líder do governo na Casa, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), em 2024. Os projetos 2.734/2024 e 2.687/2024 ainda aguardam designação para relator.
Em ambas as casas legislativas tramitam propostas para tornar hediondo qualquer crime contra o Estado Democrático de Direito. Na Câmara, o projeto de lei 4.054/2024 aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde sua apresentação, em outubro de 2024. O texto é de Bacelar (PV-BA). No Senado, o texto de Fabiano Contarato (PT-ES) também se encontra à espera de relator (5.255/2023).
LEIA MAIS