Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PORTOS E AEROPORTOS
Congresso em Foco
14/1/2026 18:00
Nesta quarta-feira (14), o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa e Filho, anunciou a saída da pasta para se candidatar a uma vaga no Senado nas eleições deste ano. O ministro deve deixar o governo no final do período de desincompatibilização eleitoral, em abril.
O anúncio ocorreu nesta manhã durante a apresentação do balanço do setor portuário, aeroportuário e hidroviário de 2025. O ministro foi um dos mais votados para deputado federal em Pernambuco nas eleições de 2022.
"Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado Federal. Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto para representar Pernambuco no Senado Federal."
O ministro afirmou que já há um nome em discussão para substitui-lo, mas que ainda será conversado com o presidente Lula.
"Nós temos um nome na nossa cabeça, mas na hora certa nós conversaremos com o nosso partido e conversaremos com o presidente Lula. Naturalmente, quem vai ao final tomar a decisão é o presidente, porque essa posição compete apenas ao presidente da República."
A saída de Costa e Filho será a 16ª baixa na Esplanada de Lula, após saida de Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Veja a íntegra da nota:
"Estou trabalhando muito para cada vez mais consolidar a nossa candidatura ao Senado. Me sinto pronto e preparado para representar Pernambuco no Senado Federal. Tive o privilégio de ser vereador do Recife, deputado estadual, secretário de estado, deputado federal e agora ministro. Por tudo isso, me sinto pronto para representar Pernambuco no Senado Federal. Conheço os desafios econômicos e sociais do nosso estado e tenho certeza que vamos fazer uma bela campanha, apresentando propostas que dialogam com o futuro de Pernambuco. Entretanto, eleição majoritária não depende apenas de uma desejo pessoal, mas, sim, de um conjunto de fatores. Mas tenho certeza que ao lado do presidente Lula vamos construir uma bela vitória. Tenho conversado com o presidente Lula, que cada vez mais tem me estimulado a disputar o Senado porque ele sabe que sempre procurei fazer política com decência, lealdade e correção. Vamos juntos, ao lado do presidente Lula, continuar trabalhando muito nos próximos anos pelo futuro do nosso Estado. Estou pronto e preparado para continuar ao lado do presidente Lula ajudando Pernambuco e o Brasil."
Temas
LEIA MAIS