Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cela de Lula tinha 15m² em Curitiba; Bolsonaro tem 55m² na Papudinha

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CUSTÓDIA

Cela de Lula tinha 15m² em Curitiba; Bolsonaro tem 55m² na Papudinha

Nova cela de Bolsonaro na Papudinha é maior e melhor equipada do que a utilizada para Lula em 2018.

Congresso em Foco

16/1/2026 16:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a transferência para o quartel do 19º Batalhão da PMDF, conhecido como "Papudinha", o ex-presidente Jair Bolsonaro passou a contar com uma cela mais ampla e melhor equipada, não apenas em relação à unidade anterior, mas também em comparação com a utilizada em Curitiba para a custódia do presidente Lula, entre 2018 e 2019.

Bolsonaro foi condenado em setembro na ação penal do golpe, e iniciou o cumprimento da pena em novembro. Inicialmente, ficou detido na sala de Estado-Maior da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O espaço havia sido projetado para hospedar autoridades em trânsito e foi adaptado para funcionar como cela, repetindo o procedimento adotado à época da prisão de Lula.

Tanto Lula quanto Bolsonaro ficaram custodiados em salas de Estado Maior.

Tanto Lula quanto Bolsonaro ficaram custodiados em salas de Estado Maior.Ricardo Stuckert e Gabriela Biló/FolhaPress | Arte Congresso em Foco

A cela inicial de Bolsonaro era ligeiramente menor que a de Lula. Enquanto a utilizada pelo petista tinha 15 m, a do ex-presidente media 12 m. Em contrapartida, a estrutura em Brasília era um pouco mais equipada. Ambas dispunham de mesa, cadeiras, cama, televisão, banheiro privativo e armário, mas apenas a cela de Bolsonaro contava com frigobar e aparelho de ar-condicionado.

Na Papudinha, Bolsonaro passou a dispor de ainda mais espaço e comodidades. A nova cela tem 55 m, distribuídos em múltiplos cômodos. O ex-presidente também tem acesso a geladeira, lavanderia privativa e aparelhos de fisioterapia. A unidade dispõe ainda de área externa destinada à prática de exercícios físicos e ao banho de sol.

O espaço foi projetado para hospedar mais de uma autoridade ou custodiar mais de um detento. Por isso, conta com um banheiro amplo, equipado com múltiplas cabines, dois chuveiros e diversas pias. O ministro Alexandre de Moraes determinou, ainda, a instalação de barras de apoio em todo o local, com o objetivo de evitar novas quedas, como a sofrida por Bolsonaro no início de janeiro.

Leia Mais

Moraes determina transferência de Bolsonaro para a "Papudinha"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Polícia Federal Bolsonaro STF

Temas

Judiciário

LEIA MAIS

VÍDEO

Lula defende nova política de aumento do salário mínimo

JUDICIÁRIO

Dino determina aceleração de auditoria sobre emendas na área de saúde

VÍDEO

"Fiz o que tinha que fazer", disse Moraes após transferir Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES