Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CUSTÓDIA
Congresso em Foco
16/1/2026 16:12
Com a transferência para o quartel do 19º Batalhão da PMDF, conhecido como "Papudinha", o ex-presidente Jair Bolsonaro passou a contar com uma cela mais ampla e melhor equipada, não apenas em relação à unidade anterior, mas também em comparação com a utilizada em Curitiba para a custódia do presidente Lula, entre 2018 e 2019.
Bolsonaro foi condenado em setembro na ação penal do golpe, e iniciou o cumprimento da pena em novembro. Inicialmente, ficou detido na sala de Estado-Maior da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O espaço havia sido projetado para hospedar autoridades em trânsito e foi adaptado para funcionar como cela, repetindo o procedimento adotado à época da prisão de Lula.
A cela inicial de Bolsonaro era ligeiramente menor que a de Lula. Enquanto a utilizada pelo petista tinha 15 m, a do ex-presidente media 12 m. Em contrapartida, a estrutura em Brasília era um pouco mais equipada. Ambas dispunham de mesa, cadeiras, cama, televisão, banheiro privativo e armário, mas apenas a cela de Bolsonaro contava com frigobar e aparelho de ar-condicionado.
Na Papudinha, Bolsonaro passou a dispor de ainda mais espaço e comodidades. A nova cela tem 55 m, distribuídos em múltiplos cômodos. O ex-presidente também tem acesso a geladeira, lavanderia privativa e aparelhos de fisioterapia. A unidade dispõe ainda de área externa destinada à prática de exercícios físicos e ao banho de sol.
O espaço foi projetado para hospedar mais de uma autoridade ou custodiar mais de um detento. Por isso, conta com um banheiro amplo, equipado com múltiplas cabines, dois chuveiros e diversas pias. O ministro Alexandre de Moraes determinou, ainda, a instalação de barras de apoio em todo o local, com o objetivo de evitar novas quedas, como a sofrida por Bolsonaro no início de janeiro.
Temas