Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Acordo Mercosul-UE
Congresso em Foco
18/1/2026 | Atualizado às 8:14
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Congresso deverá dar prioridade à análise do acordo comercial firmado entre o Mercosul e a União Europeia, recém-formalizado pelos dois blocos. Segundo ele, a intenção é assegurar que o texto tenha uma tramitação célere assim que for encaminhado à Casa.
Em manifestação nas redes sociais, Motta sinalizou apoio ao avanço rápido do tratado no Legislativo e destacou a expectativa de que o acordo produza efeitos econômicos positivos em curto prazo. Para o deputado, a entrada em vigor do pacto pode ampliar oportunidades de desenvolvimento para os países envolvidos.
"Ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o Acordo abre oportunidades para mais crescimento, mais renda, mais emprego, mais investimentos e mais trocas de novas tecnologias."
O acordo entre Mercosul e União Europeia, negociado ao longo de mais de duas décadas, ainda precisa ser aprovado pelos parlamentos nacionais dos países signatários para entrar em vigor.
No Brasil, o texto deverá passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal antes de ser internalizado.
LEIA MAIS
Acordo comercial
Líderes assinam acordo Mercosul-UE e defendem multilateralismo
Acordo comercial
RELAÇÕES EXTERIORES
A pedido de Damares, Girão vai aos EUA tratar da prisão de Bolsonaro