Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Equiparação de auxílios nos Três Poderes vai a debate no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso

Equiparação de auxílios nos Três Poderes vai a debate no Senado

Proposta enviada pelo portal e-Cidadania prevê a equiparação dos auxílios dos servidores federais. Sugestão será debatida na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Congresso em Foco

31/1/2026 13:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado recebeu a primeira sugestão legislativa de 2026. O texto, sugerido por um cidadão em setembro do ano passado, prevê a equiparação dos auxílios dos servidores federais entre os Três Poderes (1/2026).

A sugestão abrange benefícios voltados à alimentação, à saúde e à educação infantil. Segundo o autor, servidores do Executivo recebem valores inferiores se comparado aos do Legislativo e Judiciário, o que promove a desvalorização das carreiras.

"Atualmente, os benefícios pagos aos servidores públicos federais do Poder Executivo têm valores menores em relação aos demais Poderes. Com isso, o princípio da isonomia tem sido desrespeitado frontalmente, bem como ocorre a desvalorização de algumas carreiras."

Essa padronização, segundo a sugestão, deve ser estipulada com base no diálogo entres os Três Poderes e possuir previsão de reajuste anual proporcional.

Ainda na proposta, o autor prevê que o Estado implemente uma política para garantia da proteção e segurança desses trabalhadores.

Entre setembro e outubro de 2025, o texto alcançou o número de apoios mínimo para ser enviado à comissão. Ao todo, a matéria foi apoiada por 20.450 cidadãos.

Agora, a sugestão avança na CDH para ser analisada e, caso seja considerada meritória, é transformada em projeto de lei. Quando isso ocorre, o texto segue o rito legislativo de análise em outras comissões e, caso necessário, em Plenário.

Leia a íntegra da sugestão.

Retorno das atividades parlamentares ocorre em 2 de fevereiro.

Retorno das atividades parlamentares ocorre em 2 de fevereiro.Saulo Cruz/Agência Senado

Envio de propostas ao Congresso

Pelo Portal e-Cidadania, qualquer pessoa pode apresentar propostas legislativas ou apoiar sugestões já enviadas por outros usuários ao Senado. Quando uma ideia reúne, pelo menos, 20 mil apoios, ela passa a ser analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Desde que a plataforma foi criada, em 2012, 55 sugestões já avançaram e se tornaram projetos de lei, Propostas de Emenda à Constituição ou indicações formais. Outras três propostas que estão no portal se aproximam do número de apoios necessário para análise:

  • Regulamentação da carga horária de militares das Forças Armadas em tempos de paz para vetar o cumprimento de expediente após 24h de serviço;
  • Criação de data-base para servidores do Poder Judiciário da União e Ministério Público da União;
  • Eliminação das restrições do Detran para permitir que carros modificados tenham liberdade para circulação livre em vias públicas e não necessitem de autorização.

O mesmo serviço está disponível na Câmara dos Deputados. Na Casa, essa atribuição é da Comissão de Legislação Participativa (CLP), responsável por receber e examinar projetos de iniciativa popular apresentados na forma de sugestão legislativa.

Nesse caso, porém, o envio é restrito a Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e órgãos de classe, sindicatos, entidades da sociedade civil (exceto partidos políticos) e órgãos ou entidades da administração direta e indireta com participação paritária da sociedade civil.

A comissão também pode receber PECs, alterações no Orçamento da União e demais leis orçamentárias, além de sugestões para a realização de audiências públicas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

e-Cidadania sugestão legislativa três poderes serviço público Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Novas Penas

Senado pode endurecer penas para furto, roubo e estelionato

AMEAÇA DE DEMISSÃO

PF abre processo disciplinar que pode demitir Eduardo Bolsonaro

TRANSFOBIA

Mesmo com queda, Brasil lidera ranking de mortes de pessoas trans

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES