Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova MP do Programa Gás do Povo; texto vai ao Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova MP do Programa Gás do Povo; texto vai ao Senado

Plenário aprovou medida provisória que transforma o Auxílio Gás em programa de entrega direta de gás de cozinha.

Congresso em Foco

2/2/2026 19:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a medida provisória 1.313/2025, que institui o programa Gás do Povo, nova política federal voltada a ampliar o acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda. O texto segue ao Senado, onde a medida deverá ser aprovada até o dia 11 para permanecer em vigor.

A medida, sob relatoria de Hugo Leal (PSD-RJ), recebeu 415 votos favoráveis e 29 contrários, com orientação contrária apenas da bancada do Novo, com liberação das lideranças do PL, Maioria e Minoria.

O programa foi desenhado para substituir o Auxílio Gás, aumentando o alcance do benefício. A estimativa do governo é atender cerca de 50 milhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente 15,5 milhões de residências, triplicando o público atendido anteriormente.

Relator ressaltou que o programa aumenta a eficácia da distribuição de gás às famílias mais pobres.

Relator ressaltou que o programa aumenta a eficácia da distribuição de gás às famílias mais pobres.Marcello Casal jr/Agência Brasil

O acesso será destinado a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda. com prioridade para quem recebe o Bolsa Família. Durante a transição entre os dois modelos, quem já recebe o Auxílio Gás continuará sendo atendido até a migração completa.

A principal mudança está na forma de entrega do benefício. Em vez do repasse em dinheiro, como ocorria no modelo anterior, o Gás do Povo permitirá que as famílias retirem gratuitamente o botijão de GLP diretamente em revendedores credenciados. O programa também mantém a opção de pagamento em dinheiro, com valor de pelo menos 50% do preço médio do botijão, mas cada beneficiário deverá escolher apenas uma das modalidades.

No formato de retirada direta, a quantidade de botijões por ano varia conforme o tamanho da família. Lares com dois integrantes poderão receber até três botijões anuais, com três integrantes até quatro, e com quatro ou mais integrantes até seis. O benefício não se acumula entre períodos e cada liberação terá validade máxima de seis meses.

Parecer do relator

Em seu relatório, Hugo Leal ressaltou que o novo formato torna mais eficiente a oferta de gás de cozinha aos mais vulneráveis. "Ganha o Estado, que racionaliza recursos e moderniza políticas; ganha a sociedade, que amplia dignidade, saúde e autonomia energética; e ganha o meio ambiente, que colhe os benefícios de uma transição justa, gradual e eficiente".

"Essa nova arquitetura, baseada em incentivos inteligentes, permite que o Estado atue simultaneamente como indutor do desenvolvimento, garantidor da segurança energética e promotor da inclusão social — assegurando que a energia limpa chegue às mesas das famílias de forma acessível, segura e sustentável", apontou.

O relator concluiu que o programa "harmoniza sensibilidade social e responsabilidade econômica, fortalecendo o papel do Estado como promotor de políticas públicas sustentáveis e expandindo o horizonte da cidadania energética para o povo brasileiro".

Veja a íntegra do relatório.

Leia Mais

Em primeiro discurso do ano, Motta defende prerrogativas do Congresso

Câmara abre as atividades do ano com MP do programa Gás do Povo

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Gás do povo medida provisória câmara dos deputados

Temas

Economia Congresso

LEIA MAIS

Congresso

Davi Alcolumbre defende diálogo e paz na abertura do ano legislativo

VÍDEO

2026 é ano de "diálogo para o bem do país", diz Fachin no Congresso

Câmara dos Deputados

Em primeiro discurso do ano, Motta defende prerrogativas do Congresso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES