Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado propõe redução de impostos para arquitetos e engenheiros

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Projeto de lei

Deputado propõe redução de impostos para arquitetos e engenheiros autônomos

Projeto de Vicentinho Júnior (PP-TO) inclui profissionais nas condições de tributação do programa Simples Nacional.

Congresso em Foco

7/2/2026 11:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) apresentou projeto de lei complementar que busca assegurar a implementação das condições de tributação do programa Simples Nacional para serviços de engenharia e arquitetura realizados por um único profissional (2/2026).

A proposta altera a Lei Complementar nº 123/2006, que cria o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A norma é responsável por estabelecer diretrizes para o tratamento de microempresas e empresas de pequeno porte na apuração e recolhimento dos impostos e contribuições.

Essa medida é condicionada à apresentação de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Também é necessário comprovar que todo o trabalho é desenvolvido individualmente, sem contratação de outros empregados.

Simples Nacional

Esse regime de tributação isenta receita bruta menor que R$ 180.000,00 por ano. Para valores a partir dessa faixa isenta, a alíquota varia de 11,2% a 33%.

Segundo o projeto, o percentual de repartição dos tributos respeitará as taxas praticadas pela reforma tributária, que tem implementação prevista para acontecer de forma gradual entre 2026 e 2033.

Leia Mais

Confira o cronograma de implementação da reforma tributária

Além da tributação estadual e municipal, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), e federal, Contribuição sobre Bens e Serviços, também serão pagos o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Para o autor, o texto favorece pequenos empreendedores que são responsáveis por uma atividade essencial para o desenvolvimento do país.

"A proposta reforça o ambiente de simplificação do Simples Nacional, permitindo que o profissional foque na atividade técnica essencial para o desenvolvimento do país, sem prejuízo da manutenção da contabilidade completa para fins de distribuição de lucros ou prova societária, conforme facultado pela legislação regente."

Vincentinho Júnior argumenta ainda que a proposta busca modernizar e desburocratizar o sistema de cargas tributárias sobre arquitetos e engenheiros. Segundo o deputado, o modelo foi inspirado no regime de trabalhadores independentes em Portugal.

"A presente proposta legislativa visa modernizar e desburocratizar a atuação dos profissionais de engenharia e arquitetura no Brasil. Inspirada em modelos internacionais de sucesso, como o regime de trabalhadores independentes em Portugal, a medida foca no profissional que atua individualmente, sob a forma de Sociedade Limitada Unipessoal."

Na Câmara, o texto aguarda distribuição para comissões, onde será analisado.

Leia a íntegra.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Vicentinho Júnior projeto de lei câmara dos deputados

Temas

Congresso

LEIA MAIS

SAÚDE

Proposta exige que SUS aceite medicamentos prescritos por enfermeiros

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Maria do Rosário propõe reeducação contra violência de gênero

CONGRESSO

CPI do Master: veja os signatários dos requerimentos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES