Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DE VOLTA PARA CASA
Congresso em Foco
9/2/2026 | Atualizado às 9:54
Os senadores Jader Barbalho (MDB-PA) e Otto Alencar (PSD-BA) receberam alta hospitalar, após passarem por internações para tratamento de problemas de saúde distintos. Ambos seguem em recuperação em casa, segundo informações divulgadas por suas assessorias e equipes médicas.
Otto, de 78 anos, recebeu alta médica na manhã desta segunda-feira (9), após passar por um procedimento cardíaco para a implantação de um marca-passo. O parlamentar havia sido internado no Hospital Aliança, em Salvador, depois de apresentar um mal-estar ao retornar de uma agenda política no município de Lapão, no norte da Bahia.
Exames médicos diagnosticaram um quadro de bradicardia, caracterizado por frequência cardíaca lenta. Diante da condição, a equipe médica recomendou a realização do procedimento de forma preventiva. A cirurgia foi realizada com sucesso, e Otto chegou a permanecer na UTI cardíaca durante o período de observação.
Em nota, a assessoria informou que o senador "segue bem, clinicamente estável, e continuará o período de recuperação em casa, conforme orientação médica". Otto também agradeceu as manifestações de carinho e apoio recebidas.
Desidratação
Jader Barbalho, de 81 anos, recebeu alta nesse domingo (8), após permanecer internado por três dias no Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém. O senador deu entrada na unidade na última quinta-feira (5), após avaliação médica que indicou a necessidade de internação para acompanhamento de um quadro de desidratação.
Durante o período, Jader foi submetido a reposição volêmica por via endovenosa, administração de medicamentos e realização de exames complementares. Segundo boletim médico assinado pelo médico José Cláudio Monteiro, o parlamentar apresentou "evolução clínica satisfatória" e, no momento da alta, encontrava-se em condições estáveis, com orientações para cuidados domiciliares.
Após deixar o hospital, o senador utilizou as redes sociais para agradecer as manifestações de apoio recebidas durante a internação. Em publicação, apareceu ao lado dos cães de estimação. "Já em casa com Hulk e Brisa. Meu agradecimento aos médicos, diretoria, equipe da Beneficente Portuguesa e amigos e amigas que enviaram manifestações pelo meu restabelecimento", escreveu.
No terceiro mandato como senador pelo Pará, iniciado em 2018, Jader Barbalho acumula mais de cinco décadas de vida pública, com passagens pelos cargos de governador do estado, deputado federal, deputado estadual, vereador de Belém e presidente do Senado. É pai do governador Helder Barbalho (MDB) e do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB).
Temas
LEIA MAIS