Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão do Senado pede a Fachin e Andrei dados do caso Banco Master

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

FRAUDE BILIONÁRIA

Comissão do Senado vai pedir a Fachin e Andrei dados do caso Banco Master

Reuniões com o presidente do STF e o diretor-geral da PF nesta semana buscam destravar acesso a investigações sob sigilo.

Congresso em Foco

9/2/2026 | Atualizado às 9:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado intensificam nesta semana a ofensiva institucional para obter informações sobre o caso do Banco Master, liquidado pelo Banco Central em novembro. O presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), terá reuniões com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com o presidente do STF, Edson Fachin, para tentar destravar o acesso a investigações que correm sob sigilo.

Os encontros estão previstos para esta quarta-feira. Às 17h, Renan se reúne com Andrei, na sede da PF, para solicitar o compartilhamento de inquéritos já instaurados. Em seguida, às 18h30, participa de uma reunião institucional com Fachin, com a presença da subcomissão criada semana passada na CAE para apurar suspeitas de fraudes envolvendo a instituição financeira.

Reunião de instalação da subcomissão da CAE que vai acompanhar investigações do caso Banco Master. Trabalhos são liderados por Renan Calheiros.

Reunião de instalação da subcomissão da CAE que vai acompanhar investigações do caso Banco Master. Trabalhos são liderados por Renan Calheiros.Andressa Anholete/Agência Senado

A iniciativa ocorre após parlamentares esbarrarem em restrições para acessar documentos do Banco Central e informações protegidas por decisão judicial. O diálogo com o Supremo é visto pelos senadores como essencial para superar esse impasse.

Sigilo trava acesso a documentos

Na semana passada, integrantes da CAE se reuniram com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo. Após o encontro, Renan afirmou ter solicitado ao BC toda a documentação relacionada ao Banco Master, inclusive a protegida por sigilo, e não descartou pedir ao Plenário do Senado a quebra formal desses dados.

Segundo relatos feitos à comissão, Galípolo explicou que o compartilhamento de parte dos documentos depende de autorização do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, que impôs sigilo rigoroso às investigações. A expectativa dos senadores é que a interlocução direta com a presidência da Corte ajude a viabilizar o acesso às informações.

Pedido de colaboração à PF

Na Polícia Federal, a CAE deve buscar dados sobre inquéritos em andamento que apuram o uso do sistema financeiro pelo crime organizado. Parlamentares citam pelo menos cinco investigações, como as operações Colossus, Carbono Oculto e Compliance Zero, que identificaram indícios de emissão de títulos sem lastro, gestão fraudulenta e movimentações financeiras atípicas ligadas ao banco.

Antes do encontro com Galípolo, Renan havia cobrado publicamente colaboração do Banco Central e afirmado que a comissão só conseguirá aprofundar a investigação se tiver acesso às informações necessárias.

Questionamentos a Lula e próximos passos

Renan também anunciou que pretende encaminhar questionamentos por escrito ao presidente Lula sobre reuniões fora da agenda oficial com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. O senador afirma que não há acusação direta contra o presidente, mas defende esclarecimentos para evitar especulações.

O plano de trabalho da subcomissão inclui audiências públicas sobre a liquidação do banco, a atuação do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além da identificação de falhas de supervisão e gargalos regulatórios. Ao final, o grupo deve apresentar um relatório com recomendações e possíveis propostas legislativas.

Segundo Renan, os trabalhos são complementares às investigações criminais em curso e não substituem uma eventual CPI. Senadores já mencionam a possibilidade de ouvir Daniel Vorcaro e ex-dirigentes do Banco Central nos próximos meses.

Além de Renan, integram a subcomissão que investiga o Banco Master os senadores Alessandro Vieira (MDB-SE), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Braga (MDB-AM), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Farias (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Leia Mais

Renan quer esclarecimentos de Lula e do BC sobre o caso Banco Master

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Banco Master CAE Gabriel Galípolo Renan Calheiros Andrei Rodrigues edson fachin Senado STF

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Câmara

Semana na Câmara tem análise do acordo comercial Mercosul-UE

ABUSO DE AUTORIDADE

Vieira propõe ampliar crimes de abuso de autoridade para Judiciário

Senado

CPI do Crime ouve governadora de PE, Raquel Lyra, na próxima terça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES