Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI do Crime ouve governadora de PE, Raquel Lyra, na próxima terça

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

CPI do Crime ouve governadora de PE, Raquel Lyra, na próxima terça

Colegiado também recebe o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos.

Congresso em Foco

8/2/2026 13:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A CPI do Crime Organizado realiza na terça-feira (10) uma audiência para ouvir a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos. A sessão está marcada para começar às 9h.

A oitiva faz parte de uma das iniciativas do relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que busca entender o cenário da Segurança Pública a nível estadual. Vieira foi responsável por solicitar a presença de governadores de Estados que se destaquem pelo baixo índice de violência ou com índices acima da média do país.

No caso de Pernambuco, o convite à governadora se deu por estatísticas negativas. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Estado está entre os maiores índices de mortes violentas intencionais do país.

Pernambuco também possui o maior número de homicídios a cada 100 mil habitantes, de acordo com o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Até agora, o colegiado já ouviu o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. Foram convidados os governadores do Amapá, Bahia, Ceará, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo, além do atual governador do Rio de Janeiro.

Colegiado foi instalado em novembro de 2025.

Colegiado foi instalado em novembro de 2025.Geraldo Magela/Agência Senado

O objetivo é auxiliar a comissão a compreender a dinâmica atual das facções criminosas em diversas regiões do país, assim como os obstáculos financeiros, legais e operacionais enfrentados pelas forças de segurança no combate à criminalidade, conforme ressaltou Vieira no requerimento.

"A oitiva dos convidados é imprescindível para que esta comissão possa compreender, entre outros temas, as estratégias de inteligência em curso, as dificuldades operacionais enfrentadas, os gargalos no combate à lavagem de dinheiro por essas organizações e as ações de cooperação entre os estados e o governo federal."

Em entrevista ao Congresso em Foco, Vieira reiterou que governadores possuem prerrogativa do STF que faculta a presença em comissões. Na última semana, a CPI se preparou para ouvir o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que comunicou ao colegiado a substituição de sua oitiva pela do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Quem apareceu, na verdade, foi o secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, substituto da pasta. O senador Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da CPI, considerou a substituição inadequada e cancelou a reunião.

Leia Mais

Escopo da CPI do Crime Organizado já inclui Caso Master, diz relator

Vieira: Segurança não precisa de PEC, o que falta é vontade política

Caso Master deve ser apurado com rapidez no Congresso, defende Vieira

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Raquel Lyra Alessandro Vieira CPI do crime organizado Pernambuco

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Energia Renovável

Projeto cria programa de benefícios fiscais para energia renovável

Câmara dos Deputados

Suzane von Richthofen: deputados querem vedar herança a criminosos

Congresso

CPMI do INSS ouve deputado acusado de ameaçar Duarte Jr. nesta segunda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES