Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI reage à ausência de Ibaneis e encaminha convocação do governador

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI DO CRIME ORGANIZADO

CPI reage à ausência de Ibaneis e encaminha convocação do governador

Convidado, ele indicou secretário, mas enviou outro representante; irritado, presidente da CPI cancelou a reunião e a pediu convocação do governador.

Congresso em Foco

3/2/2026 | Atualizado às 9:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A CPI do Crime Organizado cancelou a reunião prevista para a manhã desta terça-feira (3), que marcaria a primeira oitiva do colegiado em 2026, após a ausência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Irritado com a mudança de representantes do governo local, o presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), anunciou que apresentará um requerimento de convocação do governador.

Ibaneis havia sido formalmente convidado para prestar depoimento à comissão e seria o primeiro chefe de Executivo estadual a ser ouvido pela CPI desde a sua instalação. Na noite de segunda-feira (2), porém, o governador enviou um ofício a Contarato informando que não compareceria pessoalmente e que indicaria o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, para representá-lo. No documento, Ibaneis não apresentou justificativa para a ausência.

Ibaneis enviou o número 2 da Secretaria de Segurança Pública do DF para representá-lo em CPI; decisão irritou senadores.

Ibaneis enviou o número 2 da Secretaria de Segurança Pública do DF para representá-lo em CPI; decisão irritou senadores.Pedro Ladeira/Folhapress

Apesar da indicação formal, quem compareceu à CPI na manhã desta terça foi o secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, e não o titular da pasta. A substituição foi considerada inadequada pelo comando da comissão, que decidiu cancelar a reunião antes do início dos trabalhos.

Diante do impasse, Fabiano Contarato optou por elevar o tom e anunciou que irá protocolar um requerimento de convocação do governador. Diferentemente do convite, a convocação obriga o comparecimento do chefe do Executivo estadual à comissão.

A oitiva de Ibaneis integrava a estratégia da CPI de ouvir governadores e gestores estaduais responsáveis pela formulação e execução de políticas de segurança pública. O convite ao governador do Distrito Federal foi apresentado pelo relator da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e aprovado junto com convites a outros chefes de Executivo, como Raquel Lyra (PE), Jorginho Mello (SC), Ratinho Júnior (PR) e Cláudio Castro (RJ).

Segundo o requerimento que fundamentou o convite, a presença de Ibaneis permitiria discutir temas como combate à lavagem de dinheiro, descapitalização de facções criminosas e prevenção da infiltração do crime organizado em setores do Estado e da economia, especialmente em razão da posição estratégica do Distrito Federal, sede dos Poderes da República.

Instalada no Senado para investigar a estrutura, a operação e as redes de influência do crime organizado em âmbito nacional, a CPI busca compreender como atuam as facções criminosas, identificar entraves ao seu enfrentamento e avaliar quais políticas públicas e estratégias de inteligência têm apresentado melhores resultados. Ao final dos trabalhos, a comissão pretende apresentar propostas legislativas de alcance nacional voltadas ao fortalecimento da segurança pública.

Embora o Distrito Federal registre índices de homicídio considerados controlados, o relator da CPI ressalta que a centralidade política e econômica da capital federal exige atenção redobrada para práticas como lavagem de dinheiro e articulação financeira de organizações criminosas, o que reforça, segundo a comissão, a necessidade de ouvir diretamente o governador.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

CPI do crime organizado Ibaneis Rocha Fabiano Contarato facções criminosas governadores Segurança Pública Distrito Federal Alessandro Vieira crime organizado

LEIA MAIS

SENADO

CPI do Crime Organizado abre o ano com depoimentos de governadores

Meio Ambiente

CMA retoma trabalhos com pauta ambiental extensa em fevereiro

VÍDEO

Ex-presidente do BRB nega pressão política na compra do Master

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES