Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidente da Comissão de Educação indica que Senado não terá pressa ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Presidente da Comissão de Educação indica que Senado não terá pressa em votar homeschooling

Marcelo Castro (MDB-PI), criticou o projeto de lei que regulamenta a prática de educação domiciliar, o homeschooling.

Congresso em Foco

26/5/2022 21:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Buscando garantir orçamento aos programas sociais do próximo governo, PEC da transição deverá ter facilidade para aprovação, afirma senador. Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

Buscando garantir orçamento aos programas sociais do próximo governo, PEC da transição deverá ter facilidade para aprovação, afirma senador. Foto: Luis Macedo/Agência Câmara
O presidente da Comissão de Educação (CE) do Senado Federal, Marcelo Castro (MDB-PI), criticou o projeto de lei que regulamenta a prática de educação domiciliar, o homeschooling. O senador piauiense indicou que a proposta defendida pelo governo não deverá ter pressa para apreciação na Casa Alta. Os deputados aprovaram o PL no último dia 18 de maio. Nas redes sociais, Castro disse que, enquanto for presidente do colegiado, vai debater o projeto com a sociedade. O relator da matéria será o senador ??Flávio Arns (Podemos-PR), que, segundo o presidente da CE, "tem o perfil certo para essa missão".

A prioridade é outra. Melhorar a qualidade do ensino e diminuir a defasagem no aprendizado. É nisso que precisamos concentrar a nossa energia.

- Marcelo Castro (@MarceloCastroPI) May 26, 2022
Antes, Marcelo Castro já tinha indicado uma obstrução da matéria na comissão. Também nas redes, ele classificou o projeto como um "retrocesso sem precedentes". "Como presidente da Comissão de Educação, vou lutar para que esse projeto não passe no Senado. Precisamos de investimentos e avanços na educação brasileira. O PL aprovado na Câmara tem a nossa total desaprovação", escreveu.

De autoria do governo federal, a temática foi inserida na agenda prioritária do governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. O texto aprovado defende que para usufruir da educação domiciliar o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino, que deverá acompanhar a evolução do aprendizado.

Pelo menos um dos pais ou responsáveis deverá ter escolaridade de nível superior ou educação profissional tecnológica em curso reconhecido. A comprovação dessa formação deve ser apresentada perante a escola no momento da matrícula, quando também ambos os pais ou responsáveis terão de apresentar certidões criminais das Justiças federal e estadual ou distrital. O texto lista algumas obrigações das escolas nas quais o aluno de educação domiciliar estiver matriculado, como a manutenção de cadastro desses estudantes, repassando essa informação anualmente ao órgão competente do sistema de ensino. A escola deverá ainda acompanhar o desenvolvimento do estudante por meio de docente tutor da instituição de ensino, inclusive com encontros semestrais com os pais ou responsáveis, com o educando e, se for o caso, com o preceptor. No caso de estudante com deficiência ou transtorno global de desenvolvimento, equipe multiprofissional e interdisciplinar da rede ou da instituição de ensino em que ele estiver matriculado deverá fazer uma avaliação semestral de seu progresso.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Comissão de Educação Marcelo Castro senado federal Rodrigo Pacheco homeschooling

Temas

País Nota Congresso

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES