Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça proíbe Bolsonaro de usar termo "lepra", considerado ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Respeito

Justiça proíbe Bolsonaro de usar termo "lepra", considerado discriminatório

No entender da justiça o uso de termos "estigmatizantes e discriminatórios por autoridades públicas" gera abalos psicológicos.

Congresso em Foco

18/1/2022 11:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


No entender da justiça o uso de termos

No entender da justiça o uso de termos "estigmatizantes e discriminatórios por autoridades públicas" gera abalos psicológicos. Foto: Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro e demais representantes da União estão proibidos pela justiça de utilizarem publicamente o termo "lepra", bem como seus derivados, a exemplo de "leproso". A decisão foi proferida pelo juiz Fabio Teneblant, da 3ª Vara do Rio de Janeiro e atende uma ação movida pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). No entender da justiça "há perigo de dano" e "abalos psicológicos causados pelo uso de termos estigmatizantes e discriminatórios por autoridades públicas". Em dezembro de 2021, Bolsonaro fez uso do termo durante um discurso em Chapecó, Santa Catarina. "Vocês lembram lá, quem lê a bíblia, já assistiu o filme daquela época, da época de Cristo, quando ele nasceu. O grande mal daquele momento era a lepra. O leproso era isolado, distância dele. Hoje em dia temos lepra também. Continua, mas o mundo não acabou naquele momento", disse. A declaração do presidente Bolsonaro foi registrada pela TV Brasil, que é uma TV oficial, o que foi reforçado na peça entregue à justiça. Na ação movida pelo Morhan, o advogado do Carlos Nicodemos destacou o preconceito que carrega o termo lepra, usado em lugar de hanseníase, que é a designação correta da doença. A defesa do movimento também pontua que por este motivo a palavra lepra foi banida de documentos oficiais pela Lei 9.010 de 1995. Ao acatar o argumento do Morhan, o juiz reforça que o cumprimento desta lei é importante, pois ela configura um "significativo avanço na luta contra a discriminação e o preconceito". Em sua decisão, o juiz também destacou a "dívida histórica que a sociedade tem com as pessoas atingidas pela hanseníase".

Hanseníase

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a hanseníase é uma doença tropical negligenciada e que tem relação com a pobreza, uma vez que o fator socioeconômico agrava as condicionantes dela, fazendo com que ela seja tratada como uma questão de saúde pública. No Brasil, foram 312 mil novos casos registrados nos últimos dez anos, o que coloca nosso país na segunda posição no ranking mundial da doença, atrás da Índia. Aqui, a média é de 30 mil novos casos por ano. Os dados são do Ministério da Saúde e foram publicados em janeiro de 2021. Doença crônica, a hanseníase é transmita por vias superiores (tosse ou espirro) ou por convívio próximo e prolongado com pessoas infectadas desde que os enfermos não estejam recebendo o tratamento adequado. O período de incubação varia de dois a sete anos e quando ela se manifesta, traz alterações na pele e nervos periféricos, podendo ocasionar lesões neurais. Por isso a necessidade de atenção com a doença e atendimento e orientação à sociedade.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

saúde pública Jair Bolsonaro direitos OMS Carlos Nicodemos hanseníase Morhan Lei 9.010/1995 Lei 9010/95

Temas

Saúde Governo Notícia

LEIA MAIS

Tabaco

Câmara debate posição do Brasil na COP 11 sobre controle do tabaco

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

Relações Exteriores

Lula rebate postagem de Trump: "Dê palpite na sua vida, não na nossa"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

4

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

5

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES