Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
domingo, 6 de julho de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Conselho rebate Queiroga e diz que não exigirá receita para vacinação
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 12920, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":12920}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CRIANÇAS

Conselho rebate Queiroga e diz que não exigirá receita para vacinação

O presidente do Conass, Carlos Lula, publicou uma carta que contraria o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Congresso em Foco

24/12/2021 | Atualizado às 12:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Queiroga, durante reunião no Ministério da Saúde. Foto: Walterson Rosa/MS

Queiroga, durante reunião no Ministério da Saúde. Foto: Walterson Rosa/MS
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, publicou nesta sexta-feira (24) uma carta às crianças na qual diz que os estados não exigirão pedido médico para a vacinação do grupo. A divulgação rebate a decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou ser necessário a prescrição médica para a imunização de crianças de 5 a 11 anos. O chefe da pasta também diz ser necessário a assinatura de um termo de consentimento pelos pais para que haja vacina para o grupo.
"Quando iniciarmos a vacinac¸a~o de nossas crianc¸as, avisem aos papais e a`s mama~es: na~o sera´ necessa´rio nenhum documento de me´dico recomendando que tomem a vacina", escreve o conselho às crianças.
A carta também argumenta que esse tipo de prescrição não foi exigido no tratamento de outras doenças como sarampo e poliomielite. Assim, também não há motivo para ser obrigatório no combate à covid. Leia a íntegra: A imunização do público alvo com dose da Pfizer foi autorizada pela Anvisa em 16 de dezembro. O órgão é quem decide pela liberação das vacinas nos estados. Consulta pública Na noite desta quinta-feira (23) o Ministério da Saúde abriu uma consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Até 2 de janeiro qualquer pessoa poderá apresentar "contribuições fundamentadas" sobre a imunização de crianças. A audiência faz questionamentos sobre o que se alinha ao ponto de vista do governo federal, tal como, se há concordância sobre a obrigatoriedade da vacinação para voltar à escola. O formulário pode ser preenchido aqui. Veja as perguntas:
  • "Você concorda com a vacinação em crianças de 5 a 11 anos de forma não compulsória conforme propõe o Ministério da Saúde?"
  • "Você concorda com a priorização, no Programa Nacional de Imunização, de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades consideradas de risco para COVID-19 grave e aquelas com deficiência permanente para iniciarem a vacinação?"
  • "Você concorda que o benefício da vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a apresentação do termo de assentimento dos pais ou responsáveis?"
  • "Você concorda que o benefício da vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a prescrição da vacina pelos pediatras ou médico que acompanham as crianças?"
  • "Você concorda com a não obrigatoriedade da apresentação de carteira de vacinação para que as crianças frequentem as escolas ou outros estabelecimentos comerciais?"
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Congresso em Foco crianças Ministério da Saúde prescrição carta Pfizer Vacina Conass vacinação Marcelo Queiroga receita médica

Temas

Saúde AREA País Nota

LEIA MAIS

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

SUS

Projeto estabelece metas de desempenho no atendimento do SUS

Prêmio Congresso em Foco

Faltam 5 dias para a próxima parcial do Prêmio Congresso em Foco

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

2

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

3

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

4

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }