Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Nove ex-ministros pedem reunião com Pacheco para debater sobre pautas ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MEIO AMBIENTE

Nove ex-ministros pedem reunião com Pacheco para debater sobre pautas de questões ambientais

Ex-ministros que ocuparam a pasta do Meio Ambiente assinaram uma carta destinada ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Congresso em Foco

3/12/2021 16:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Avançar em direção a uma economia mais positiva para o meio ambiente em áreas como agricultura regenerativa, economia florestal, meio ambiente e design de infraestrutura e circularidade de recursos pode adicionar US$ 10,1 trilhões em oportunidades de negócios e criar 400 milhões de empregos globalmente até 2030. Foto: Divulgação/Ideflorbio (Pará)

Avançar em direção a uma economia mais positiva para o meio ambiente em áreas como agricultura regenerativa, economia florestal, meio ambiente e design de infraestrutura e circularidade de recursos pode adicionar US$ 10,1 trilhões em oportunidades de negócios e criar 400 milhões de empregos globalmente até 2030. Foto: Divulgação/Ideflorbio (Pará)
Ex-ministros que ocuparam a pasta do Meio Ambiente assinaram uma carta destinada ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pedindo urgência em um debate sobre pautas ambientais antes de serem levadas ao plenário do Senado nas próximas semanas. O documento foi enviado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Os antigos dirigentes apontam preocupação pela "preocupação iminente" nas comissões de Agricultura e de Meio Ambiente do Senado dos projetos de lei do licenciamento ambiental (PL 2159/21) e de regularização fundiária (PL 510/21). O documento é assinado por Carlos Minc, Edson Duarte, Gustavo Krause, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalho, José Goldemberg, José Sarney Filho, Marina Silva e Rubens Ricupero. Os ex-ministros citam a "inaceitável" marca do desmatamento da Amazônia, que chegou a 13.235 km2 nos meses de agosto de 2020 e julho de 2021. Eles temem que o aumento da área desmatada possa resultar em uma crise irreversível. "As consequências para a sociedade e para a economia brasileira serão graves e, em alguns casos, irreversíveis, caso não detenhamos esse processo destrutivo imediatamente.", escrevem. Ambos projetos em trâmite no Senado poderão intensificar o desmatamento na floresta. O PL 2159/21, do licenciamento ambiental, busca simplificar e agilizar o processo licenciatório a partir da definição do marco legal. Além de dispensas de licenciamento, autodeclarações, prazos, responsabilidades, que se estende a União, estados e municípios. Em um dos pontos, a proposta isenta licenças para cultivo de espécies de interesse agrícola, pecuária extensiva e semi-intensiva, além de pecuária intensiva de pequeno porte. Outros 13 tipos de atividades dispensam a obrigação de serem licenciadas. Já o PL 510/21, propõe ampliar as possibilidades de regularização fundiária em terras da União, além de unificar a legislação sobre esse tema para todas as regiões do país. Os ex-titulares do Ministério do Meio Ambiente ressaltam a experiência dos dos últimos 40 anos para a construção de uma "legislação socioambiental moderna e democrática com suas respectivas políticas públicas que se tornaram referências mundiais".  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Meio Ambiente Congresso Nacional Rodrigo Pacheco IDS Ex-ministros

Temas

Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Câmara pauta urgência para projeto que pune participantes de motins

SENADO

Comissão de segurança endurece regras para redução de penas

Nova deliberação

Câmara cria comissão para analisar isenção de IPVA em veículos antigos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

Dino veda ações de estados e municípios em tribunais estrangeiros

2

JUDICIÁRIO

Decisão de Dino pode proteger Moraes contra sanções dos EUA; entenda

3

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo

4

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO

Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira

5

Parceria Comercial

Lula sobre China: "Maior parceiro comercial do país"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES