Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado cobra explicações de Salles sobre redução de multas ambientais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado cobra explicações de Salles sobre redução de multas ambientais

Congresso em Foco

2/10/2020 19:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ministro Ricardo Salles após audiência no Senado em agosto de 2019. [fotografo]Jefferson Rudy/Agência Senado[/fotografo]

Ministro Ricardo Salles após audiência no Senado em agosto de 2019. [fotografo]Jefferson Rudy/Agência Senado[/fotografo]
A comissão temporária do Senado que acompanha os incêndios no Pantanal aprovou nesta sexta-feira (2) um pedido de informação sobre as multas ambientais aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos últimos cinco anos em razão de desmatamento e incêndios ilegais. Os pedidos abrangem todos os biomas brasileiros, com destaque para Pantanal e Amazônia. Proposto pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), o requerimento será encaminhado ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que tem o prazo de 30 dias para responder aos questionamentos. Os senadores pedem à pasta um comparativo entre multas lançadas, pagas e em discussão judicial de 2015 a 2020. Também são questionadas quais ferramentas o Ibama disponibiliza para garantir transparência de dados à população, autoridades, meios de comunicação e instituições de pesquisa. "Infelizmente, o site do Ibama não traz, de forma detalhada e transparente, as informações necessárias para que nós possamos fazer um bom trabalho na comissão temporária do Pantanal", disse Tebet. No sábado (3), os senadores que integram a comissão viajam a Corumbá (MS) para avaliar a situação dos incêndios. O município já registrou mais de 6 mil focos de incêndio, entre eles no famoso ninho de tuiuíu, que se tornou ponto turístico e foi tombado como patrimônio imaterial do Pantanal. O Pantanal registrou um aumento de queimadas de 180% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Por sua vez, a Amazônia registrou um aumento de cerca de 60% em relação a setembro de 2019. É o segundo pior setembro da região. Foram registrados 32.017 focos de calor na Amazônia. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Pantanal enfrenta sua pior seca em 60 anos e a estiagem pode continuar por cinco anos. Apesar dos dados públicos e oficiais sobre as queimadas na Amazônia e no Pantanal, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles,  e o presidente Jair Bolsonaro insistem em negar a gravidade do tema.
"Ibama não atrapalha mais"
Ontem (1º), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o ministro do Meio Ambiente e criticou o Ibama, autarquia vinculada à pasta de Salles. Bolsonaro atribuiu a facilidade em obter licenciamento ambiental para realização de obras ao fato de o órgão ambiental "não atrapalhar mais".  "O Ibama não atrapalha mais, pessoal, por isso que o Ricardo Barros [Salles] apanha, é só por isso que ele apanha. Antigamente o Ibama servia, com todo o respeito, para multar os caras, mais nada", disse. O presidente cometeu um ato falho e trocou o sobrenome de Salles pelo do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros. > Guedes rebate Marinho: "se falou mal de mim, é despreparado, desleal e fura teto"
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Meio Ambiente Amazônia MMA Ibama incêndios senado federal Ricardo Salles multas ambientais queimadas ministro Ricardo Salles Simone Tebet (MDB-MS) Pantanal Simone Tebet (MDB)

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após defender Moraes, Antônio Carlos Rodrigues é expulso do PL

TROCA NA CÂMARA

Conheça o perfil dos sete novos deputados; cinco já passaram pela Casa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

5

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES