Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado negocia PL das fake news e vota MP que permite redução de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PL das Fake News

Senado negocia PL das fake news e vota MP que permite redução de salário

Congresso em Foco

15/6/2020 | Atualizado 2/5/2023 às 16:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo]Marcos Oliveira/Agência Senado[/fotografo]

[fotografo]Marcos Oliveira/Agência Senado[/fotografo]

Os senadores devem votar nesta terça-feira (16) a medida provisória que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução de salário e jornada durante a pandemia (MP 936/2020). A votação estava prevista para a última quarta (10), mas como o relator, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), concluiu seu parecer momentos antes da sessão, os líderes decidiram adiar a análise da proposta, que recebeu mais de mil emendas.

> Sara Winter, líder do grupo 300 do Brasil, é presa pela Polícia Federal

O relatório é pela aprovação do texto da Câmara, com apenas uma emenda de redação. Vanderlan alterou o trecho relativo à composição dos juros em caso de condenação judicial trabalhista por considerar que esse ajuste no texto aprovado pela Câmara garantirá maior segurança jurídica.

O projeto de lei contra as fake news será objeto de nova discussão esta semana. Ainda não há entendimento quanto ao conteúdo da proposta, assinada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e relatada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA).

O relator deve aceitar as sugestões de mudanças feita por Alessandro Vieira e pelos deputados Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP), coautores do projeto, para deixar clara a proibição de remoção de conteúdo com base na lei, a não ser que haja decisão judicial nesse sentido.

> Pressa na votação do PL das fake news pode violar direitos e criminalizar usuários

Mais de 30 entidades, entre elas Facebook, Google, Twitter, WhatsApp, agência Aos Fatos e Transparência Brasil, se uniram no início do mês para pedir o adiamento da votação. As entidades, que possuem interesses divergentes em torno da matéria, consideram que a análise está ocorrendo de modo precipitado, colocando em risco a liberdade de expressão.

Indígenas e quilombolas

Os senadores também devem discutir nesta semana o Projeto de Lei 1.142/2020, que estabelece ações de emergência para proteção dos povos indígenas, quilombolas e de outras populações tradicionais durante a pandemia de covid-19. O Plano Emergencial para Enfrentamento à covid-19 já foi aprovado pela Câmara.

O projeto prevê garantias básicas como acesso à água potável, distribuição de cestas básicas, materiais de higiene e de limpeza de forma gratuita, pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e com o apoio logístico da Fundação Nacional do Índio (Funai). As concessões do projeto incluem indígenas que residem fora das comunidades.

Assistência social

Os saldos dos fundos municipais e estaduais de assistência social deverão ser liberados para combate ao novo coronavírus. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 1389/2020, que permitirá o uso de cerca de R$ 1,5 bilhão, proveniente dos repasses realizados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), no enfrentamento à covid-19. O texto já passou pela Câmara e está na pauta desta semana do Senado.

> Parlamentares ameaçam derrubar vetos de Bolsonaro
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

quilombolas povos indígenas funai senado federal Alessandro Vieira Angelo Coronel Vanderlan Cardoso coronavírus no Brasil covid-19 pandemia enfrentamento ao covid-19 MP 936/2020 pandemia covid-19 pandemia coronavírus MP 936 MP da redução de salário PL das fake news Plano Emergencial para Enfrentamento à covid-19 fundo nacional de assistência social PL 2630

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após defender Moraes, Antônio Carlos Rodrigues é expulso do PL

TROCA NA CÂMARA

Conheça o perfil dos sete novos deputados; cinco já passaram pela Casa

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES