Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Eduardo Bolsonaro, Bia Kicis e Carla Zambelli divulgam informações ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

covid-19

Eduardo Bolsonaro, Bia Kicis e Carla Zambelli divulgam informações falsas sobre vacinação infantil

Os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP) usaram conteúdos falsos para atacar a vacinação infantil contra a covid-19.

Congresso em Foco

23/12/2021 8:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro divulgam conteúdo contra vacinação de crianças contra covid-19

Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro divulgam conteúdo contra vacinação de crianças contra covid-19
Os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP) usaram conteúdos falsos para atacar a vacinação infantil contra a covid-19. Eles contestam a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou uso do imunizante da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Estudos indicam que a imunização de crianças é segura e tem 90,7% de eficácia na prevenção do vírus. A prática foi aprovada por autoridades internacionais nos Estados Unidos e na Europa. Segundo a Agência Lupa, entre os boatos que circulam sobre o assunto, destacam-se publicações que afirmam que a vacina da Pfizer é capaz de produzir substâncias tóxicas. A desinformação diz que a proteína spike seria responsável por danos permanentes no corpo, como câncer, problemas de fertilidade e outros. Vídeo com essa versão foi compartilhado por Bia Kicis em seu Facebook. Foram 91 mil visualizações e 11 mil compartilhamentos. Eduardo Bolsonaro repostou no Instagram uma publicação feita pela médica Mayra Pinheiro , conhecida como Capitã Cloroquina, que afirma que as vacinas da Pfizer não foram testadas de forma adequada em crianças. Carla Zambelli compartilhou um vídeo gravado pelo cientista social e advogado Fernando Conrado em seu site pessoal. A página havia recebido cerca de 12 mil visitantes até esta quarta-feira. ele cita efeitos adversos da vacina envolvendo crianças. Conrado cita que 74% de todas as mortes ligadas às vacinas desde 1900 nos Estados Unidos teriam sido provocadas pelos imunizantes contra a Covid. "Esses são os eventos vinculados à vacina e comprovados. Fora os que não foram comprovados", diz. O advogado omite a informação de que o sistema mostrado, o Vaers (Vaccine Adverse Event Reporting System), recebe contribuições de qualquer pessoa por meio de um formulário online. O próprio site mostrado alerta que os relatórios podem conter informações "incompletas, imprecisas, com coincidências ou não verificáveis" e que os dados "não podem ser usados para determinar se uma vacina causou ou contribuiu para um evento adverso ou doenças". Em nota, a assessoria de imprensa de Zambelli disse que a existência de um formulário online "não configura que o conteúdo do vídeo seja falso", mas admite que "podem sim conter informações 'incompletas' ou 'imprecisas'". Eduardo e Bia Kicis não retornaram o contato da Agência da Lupa.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

anvisa OMS Eduardo Bolsonaro Carla Zambelli fake news Bia Kicis mayra pinheiro covid-19 pandemia vacinação Capitã Cloroquina

Temas

Saúde País Nota

LEIA MAIS

Novas Regras

Anac atualiza regras para balonismo e busca certificação no Brasil

Judiciário

Moraes amplia prazo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro nos EUA

Tabaco

Câmara debate posição do Brasil na COP 11 sobre controle do tabaco

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco 2025

Prêmio Congresso em Foco 2025: veja quem lidera 2ª parcial da votação

2

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

3

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

4

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

5

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES