Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/1/2008 | Atualizado às 14:51
O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador José Maranhão (PMDB-PB), anunciou agora há pouco, após reunião com o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que o relatório sobre a estimativa de receita disponível após a perda dos R$ 40 bilhões anuais da CPMF será apresentado no dia 11 de fevereiro. Além de Dornelles, que é relator das receitas, participou da reunião o relator geral do Orçamento, deputado José Pimentel (PT-CE).
Dessa forma, os parlamentares da CMO terão apenas um dia para analisar o conteúdo do relatório, uma vez está marcado para o dia 12 o reinício das discussões sobre o Orçamento da União para 2008. O reduzido prazo de análise do relatório deverá atrasar a votação das diretrizes orçamentárias para este ano, uma vez que, em apenas um dia, ficará difícil definir os cortes de gastos em emendas.
"Recebi os dados do Executivo na segunda-feira (21) e pedi ao presidente da comissão um prazo maior para apresentar meu relatório, até dia 11", justificou Dornelles, alegando a falta de tempo para analisar os dados levantados pela equipe econômica do governo referentes a fontes de recursos.
José Maranhão descartou os rumores de que o governo teria atrasado propositalmente a entrega das informações, devido a uma hipotética discordância entre Planalto e Congresso sobre os cortes no Orçamento. "O Executivo não está impondo nada, até porque pela Constituição nem poderia fazer isso. Na CMO é que vamos fazer cortes em cima de dados da receita."
Para Maranhão, que não quis atribuir culpa a ninguém pela “demora” no repasse de dados, o importante agora é o cumprimento dos prazos. "Temos que trabalhar para cumprir o prazo. Se não vamos conseguir, é outra história. No Congresso, ninguém sabe precisar a hora que acaba a discussão e começa a votação, mas pretendemos no dia 12 iniciar a discussão", concluiu. (Fábio Góis)
Temas
PEC da Blindagem
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília