Uma comitiva de 26 parlamentares governistas, sendo nove senadores e 17 deputados, discute, desde as 16h de hoje (10), os cortes no orçamento que o governo quer fazer para compensar a perda da arrecadação com a extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Eles estão reunidos no Ministério do Planejamento com o titular da pasta, Paulo Bernardo, e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
O governo quer cortar R$ 20 bilhões do orçamento dos três poderes, sendo 90% do Executivo. À chegada do ministério, o presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), senador José Maranhão (PMDB-PB) preferiu não comentar a pauta específica da reunião. As emendas parlamentares, coletivas e individuais, também devem ser alvo de ajustes.
Alguns parlamentares já deixaram o encontro, como o líder do PR no Senado, João Ribeiro (TO), e o senador Cristóvam Buarque. “Nada está definido. Nada está definido. Acho que não vai ter nenhum desfecho a reunião de hoje”, disse Cristovam Buarque ao Congresso em Foco. “A única exigência que eu fiz durante a reunião foi o fim da DRU [Desvinculação das Receitas da União] para a educação”. Com o fim da DRU, haveria mais dinheiro investido no ensino do país.
A proposta mais aceita entre os parlamentares é o corte linear nos três poderes, segundo José Sarney Filho (PV-MA). De acordo com ele, o debate está “tranqüilo”. Ao sair do encontro, ele ressaltou ao Congresso em Foco algumas prioridades que defende: investimentos em portos e rodovias – os chamados “gargalos” ao crescimento econômico – o combate ao desmatamento.
Ao final da reunião, é esperada uma entrevista coletiva. (Erich Decat)
Os parlamentares que foram à reunião
Senadores
Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo
José Maranhão (PMDB-PB), presidente da comissão do orçamento
Ideli Salvatti (PT-SC)
Renato Casagrande (PSB-ES)
Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Valter Pereira (PMDB-MS)
João Ribeiro (PR-TO)
Deputados
Henrique Fontana (PT-RS), líder do governo
José Pimentel (PT-CE), relator do orçamento
Luiz Sérgio (PT-RJ)
Luciano Castro (PR-RR)
Jovair Arantes (PTB-GO)
Mário Negromente (PP-BA)
José Sarney Filho (PV-MA)
Henrique Eduardo
Walter Pinheiro (PT-BA)
Léo Vivas (PRB-RJ)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Juvenil Alves (PRTB-MG)
Paulinho da Força (PDT-SP)
José Mentor (PT-SP
Ricardo Barros (PP-PR)
Manoel Júnior (PSB-PA)
Atualizada às 16h37