Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/5/2017 17:17
[fotografo]STF[/fotografo][/caption]
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes atacou, nesta quinta-feira (11), o também ministro Marco Aurélio Mello. Em entrevista ao jornalista Jorge Bastos Moreno, do Globo, Gilmar se referiu ao colega como "velhaco" e como uma personalidade da vida pública que nunca foi "grande coisa do ponto de vista ético, moral e intelectual".
Gilmar reagiu ao ofício enviado por Marco Aurélio à presidência da corte, declarando-se impedido de participar de julgamentos que envolvam advogados ou clientes do escritório de Sérgio Bermudes. Marco Aurélio tomou a iniciativa dois dias após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir o afastamento de Gilmar da relatoria de um habeas corpus por meio do qual concedeu liberdade ao empresário Eike Batista. O empresário é representado em outros processos por Bermudes, que tem entre seus sócios Guiomar Mendes, mulher de Gilmar. Janot solicitou, ainda, que seja anulada a decisão do ministro de soltar Eike.
"Os antropólogos, quando forem estudar algumas personalidades da vida pública, terão uma grande surpresa: descobrirão que elas nunca foram grande coisa do ponto de vista ético, moral e intelectual e que essas pessoas ao envelhecerem passaram de velhos a velhacos. Ou seja, envelheceram e envileceram", disparou.
Procurada, a assessoria de comunicação do STF informou que Marco Aurélio ainda não sinalizou intenção de se manifestar sobre o assunto.
Impedimento
No ofício à presidente Cármen Lúcia, o ministro disse que não pode atuar em casos relacionados a Bermudes porque no escritório do advogado trabalha Paula Mendes de Farias Mello de Araújo, sua sobrinha. Marco Aurélio se declarou impedido de atuar em qualquer ação, administrativa, civil e penal vinculadas ao advogado. O gesto foi interpretado, nos bastidores, como uma forma de constranger o colega. "Não se coaduna com o meu espírito. Eu não provoco colega", respondeu ele ao Estadão.
Gilmar não se declarou impedido no caso de Eike, alegando que o escritório do qual sua mulher é sócia não atuou no processo e que a banca do advogado só atua em processos civis do empresário.
No ofício à Cármen Lúcia, Marco Aurélio também se disse impedido de atuar em casos relacionados a outros familiares: a esposa, Sandra De Santis Mendes de Farias Mello, desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal; e as filhas Letícia De Santis Mendes de Farias Mello, juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e Cristiana De Santis Mendes de Farias Mello, advogada e procuradora do Distrito Federal.
Janot pede ao STF impedimento de Gilmar Mendes no caso Eike e volta do empresário à prisão
Gilmar Mendes autoriza que Eike Batista deixe a prisãoTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil