Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Patrícia Cagni
9/9/2016 | Atualizado às 11:59
[fotografo]Nelson Jr./SCO/STF[/fotografo][/caption]O presidente Michel Temer anunciou na manhã desta sexta-feira (9) a substituição na chefia da Advocacia-Geral da União (AGU). O cargo será assumido pela advogada Grace Maria Fernandes Mendonça, servidora do órgão, no lugar de Fábio Medina Osório. Apesar de o Palácio do Planalto não ter se manifestado sobre a discussão entre o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-AGU Fábio Osório, na noite de ontem (quinta, 8), o desentendimento foi o estopim para a substituição.
Na ocasião, Padilha, responsável pela indicação de Osório para a pasta, mencionou estar insatisfeito com decisões tomadas pelo então ministro da AGU consideradas erradas pelo chefe da Casa Civil. Entre as justificativas de Padilha estão a falta de diálogo entre Osório e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e críticas de membros da Advocacia-Geral da União que chegaram ao Planalto.
Apesar da dura conversa durante a noite de ontem, Fábio Osório manteve a confiança e chegou a afirmar à imprensa que "não é Padilha quem demite" e que esperava ter uma conversa com o presidente Michel Temer para esclarecer as coisas.
"Se eu sair amanhã do governo, sairei sem ter falado com Temer. O mínimo que se espera é uma conversa com o presidente. Que governo é esse que ministro demite ministro? Eu não pedi demissão", afirmou o então titular da AGU à GloboNews.
Em nota, o Palácio do Planalto confirmou a saída de Osório: "O presidente agradece os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório, que deixa o cargo."
Mais sobre crise brasileira
Mais sobre gestão públicaTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos