Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tarifa zero em 17 capitais custaria quase um ano de Bolsa Família

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tarifa zero em 17 capitais custaria quase um ano de Bolsa Família

Congresso em Foco

24/1/2016 | Atualizado 25/1/2016 às 21:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_225331" align="alignleft" width="285" caption="Movimento encabeçado por estudantes defende passe livre para todos no transporte urbano"][fotografo]Marcelo Camargo/ABr[/fotografo][/caption]Os gastos públicos para instituir a tarifa zero no transporte público em 17 capitais brasileiras custaria quase o mesmo valor anual do Bolsa Família. De acordo com levantamento do jornal O Globo, apenas essas prefeituras precisariam desembolsar R$ 27 bilhões por ano para garantir a gratuidade a todos os seus cidadãos. Principal programa social do governo federal, o Bolsa Família tem previsão orçamentária de R$ 28,8 bilhões para 2016. O gasto com a tarifa zero é quase o dobro do orçamento do Ministério dos Transportes (R$ 13,8 bilhões) e maior que o da Fazenda (R$ 25,2 bilhões). Segundo a reportagem, os municípios pesquisados destinaram R$ 3,2 bilhões em subsídios para o transporte público em 2015, entre renúncias fiscais e investimentos. Teriam de aumentar esse desembolso em 743% para garantir o passe livre. Na capital paulista, o governo municipal teria de aplicar R$ 7,7 bilhões, o equivalente à arrecadação da prefeitura com o IPTU. No Rio, seriam necessários R$ 4 bilhões. Em Porto Alegre, o gasto com a tarifa zero equivaleria a 90% do orçamento da Saúde. Ainda de acordo com o Globo, em Teresina, a política de transporte gratuito para todos consumiria mais dinheiro do que a educação no município. Dez capitais não forneceram dados para o levantamento. A proposta é polêmica. Encampada nas ruas desde 2013, com as manifestações de junho, a eficácia da tarifa zero é contestada por economistas ouvidos pelo Globo. "O passe livre significará para a população que paga impostos, muitos deles pagos por pessoas de baixa renda, o custeio do consumo da classe média ou até da elite", declarou ao jornal o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper.Já representantes do Movimento Passe Livre em São Paulo e Belo Horizonte criticam a legitimidade dos dados repassados pelas prefeituras ao Globo. Segundo eles,a conta considera o lucro das empresas de ônibus. Leia a reportagem do Globo Mais sobre passe livre Mais sobre transporte
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures São Paulo Rio de Janeiro prefeituras orçamento gastos públicos trânsito manifestações transporte Bolsa Família Porto Alegre passe livre teresina o brasil nas ruas orçamento municipal

Temas

Reportagem Infraestrutura

LEIA MAIS

Cortes

Para ministra, cortar gastos "na carne" impacta serviços públicos

REDES SOCIAIS

"Lotado" ou "flopou": o que a internet falou do ato de Bolsonaro em SP

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES