Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CNI: Senado precisa superar impasse político

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CNI: Senado precisa superar impasse político

Congresso em Foco

5/8/2009 21:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em nota divulgada nesta quarta-feira (5), afirmou que o Senado precisa superar o atual impasse político. Fazendo referência à crise que a instituição passa por conta das denúncias envolvendo a Casa e o seu presidente, José Sarney (PMDB-AP), a CNI aponta que o Legislativo não pode ficar imobilizado.

Na nota, a CNI aponta que a crise política é localizada e o "cenário econômico, adverso". "Há muito por construir. São necessárias ações mais sistêmicas para superar as adversidades do momento. Temos responsabilidades. A indústria brasileira responde por geração de renda e emprego e necessita da construção de consensos em torno de uma agenda mínima voltada à competitividade do País", disse a Confederação.
 
A instituição ainda lista projetos que poderiam ser votados, mas que não apreciados devido à crise. "Há no Senado, projetos importantes para o desenvolvimento brasileiro, a exemplo da Lei de Licitações, Cadastro Positivo e da Reformulação da Defesa da Concorrência, além de novas medidas para enfrentar a crise."

Leia a íntegra da nota:

O BRASIL TEM PRESSA: O SENADO NÃO PODE PARAR

O Senado Federal precisa superar o atual impasse político.

Divergências são da essência do processo democrático. Mas a virulência do embate político deve ceder à essencialidade do diálogo comprometido com o País. As investigações são primordiais, mas seu curso não pode imobilizar o Legislativo.

Qualquer que seja o desfecho, é fundamental um pacto que assegure uma agenda  deliberativa.  Deve  ser mantida a confiança na representação eleitoral e nos partidos políticos.

Democracias plenas dependem de instituições fortes, sintonizadas com sua época. A sociedade brasileira rejeita a paralisia institucional, que emperra o Senado e atrasa a condução de temas importantes da agenda nacional. O  fim do recesso  parlamentar deve marcar a retomada dos trabalhos  legislativos, priorizando a superação dos desafios impostos pela crise global.

O Brasil não pode perder tempo.

A atual crise política é localizada e o cenário econômico, adverso. Há muito por construir. São necessárias ações mais sistêmicas para superar as adversidades do momento.

Temos responsabilidades. A indústria brasileira responde por geração de renda e emprego e necessita da construção de consensos em torno de uma agenda mínima voltada à competitividade do País.

Há no Senado, projetos importantes para o desenvolvimento brasileiro, a exemplo da Lei de Licitações, Cadastro Positivo e da Reformulação da Defesa da Concorrência, além de novas medidas para enfrentar a crise.

É fundamental que as forças políticas, em consonância com as aspirações da sociedade, atuem para a modernização e o aperfeiçoamento do Poder Legislativo, condição fundamental para a plena restauração de seu insubstituível papel em um ambiente democrático.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Duque arquiva primeiros processos contra Sarney

STF mantém lei que garante monopólio dos Correios

Gim Argello é eleito vice-presidente do Conselho de Ética

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

5

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES