Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Projeto com novas regras para criação de municípios vai à sanção

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Projeto com novas regras para criação de municípios vai à sanção

Congresso em Foco

5/8/2014 | Atualizado 6/8/2014 às 12:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por 52 votos favoráveis e quatro contrários, o Senado aprovou, nesta terça-feira (5), o substitutivo da Câmara ao projeto de lei que estabelece novas regras para fusão, incorporação e criação de novos municípios. O texto segue para sanção da presidenta da República Dilma Rousseff (PT).

O projeto prevê número mínimo de habitantes, tanto para os novos municípios quanto para os municípios que perderem população -- seis mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil no Nordeste e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste.

O texto do Senado estabelecia como condição para a criação de municípios a exigência de uma área mínima territorial não inferior a 200 quilômetros quadrados nas regiões Norte e Centro-Oeste e de 100 km² nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. A Câmara retirou essa exigência da proposta.

Também foi excluída a necessidade de um núcleo urbano mínimo como condição para a criação de distritos. Os deputados argumentaram que, da forma como o texto estava, a criação de municípios ficaria inviabilizada. O texto aprovado estabelece apenas que o número de imóveis da área que pretende se separar seja maior que a média observada em 10% dos municípios com menor população no estado.

O projeto também determina que a criação, fusão ou o desmembramento de municípios seja feita por lei estadual, e dependerá, previamente, da execução de estudo de viabilidade municipal, além de plebiscito envolvendo as populações dos municípios em litígio.

De acordo com o texto, "o procedimento terá início mediante requerimento dirigido à Assembleia Legislativa do respectivo estado", subscrito por, no mínimo, 3% dos eleitores residentes em cada um dos municípios envolvidos, no caso de fusão ou incorporação, e de 20% dos eleitores residentes na área geográfica que se pretenda emancipar, no caso da criação de município.

O processo terá que ser efetivado no período entre a posse do prefeito e o último dia do ano anterior à realização das eleições municipais. Caso a criação seja rejeitada, a chamada para novo plebiscito ficará vedada nos próximos 12 anos.

A votação põe fim a um longo debate no Legislativo e no Executivo sobre essa questão. No ano passado, a presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente proposta similar, aprovada pelo Senado, por considerar que a medida oneraria os cofres públicos com a criação de quase 300 municípios. Mas os vetos ainda não foram apreciados pelo Congresso e um acordo foi firmado para que nova proposta fosse apresentada. Com a aprovação do projeto hoje, os vetos ao texto anterior devem ser apreciados e mantidos pelos parlamentares.

 

Congresso retoma atividades após recesso informal Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Dilma Rousseff emancipação de municípios

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

EX-MINISTRO DE DILMA

Quem é Antonio Carlos Rodrigues, o deputado do PL contrário à anistia

INTERNACIONAL

Dilma é reconduzida à presidência do Banco dos Brics por mais 5 anos

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SUCESSÃO DE FRANCISCO

Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa

2

SENADO

Comissão aprova projeto que facilita recusa de contribuição sindical

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Veja como cada deputado votou no projeto que aumenta vagas na Câmara

4

PLENÁRIO DA CÂMARA

Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem

5

SUCESSOR DE FRANCISCO

Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo papa

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES