Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Relatório final da LDO prevê superávit primário de R$ 115 bilhões

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Relatório final da LDO prevê superávit primário de R$ 115 bilhões

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Mariana Haubert

5/7/2012 | Atualizado às 13:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_74356" align="alignleft" width="280" caption="O texto da LDO apresentado por Antonio Carlos Valadares abre espaço para novos reajustes nos salários do funcionalismo"][fotografo]José Cruz/ABr[/fotografo][/caption]O superávit primário consolidado do setor público deverá ser de R$ 115,9 bilhões para União, estados e municípios no próximo ano. A parcela da meta de responsabilidade da União é de R$ 108,1 bilhões. O montante foi apresentado ontem (4) no relatório final ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013, apresentado pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). De acordo com o texto, o superávit primário será de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) divididos entre a participação da União (orçamento fiscal e da seguridade social), com 2,15%, e estados e municípios, com 0,95%. Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco De acordo com o relator, foi mantido a flexibilidade fiscal solicitada pelo Executivo de reduzir a meta em até R$ 45,2 bilhões que corresponde a 0,9% do PIB, no caso de a programação se destinar a investimentos prioritários. A dívida líquida do setor público consolidado deve ser equivalente a 32,5% do PIB  em 2013. Valadares também manteve no texto a possibilidade de execução integral de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no próximo ano, mesmo se a lei orçamentária não for sancionada até 31 de dezembro. Em 2013, o Orçamento do PAC será de R$ 45,2 bilhões. Segundo o governo, a medida é necessária para evitar a descontinuidade dos investimentos públicos, principalmente em um cenário de retração da atividade interna e crise econômica externa. A oposição não concorda com o dispositivo, pois acredita que o governo pode perder o interesse por aprovar o orçamento até o fim do ano legislativo, que se encerra em 22 de dezembro. Por isso, este deverá ser o principal ponto de embate durante as votações da LDO. Segundo Valadares, a questão ainda pode ser alterada. Ele afirmou que só manteve o texto do governo porque não teve tempo hábil de discutir o dispositivo com os líderes partidários. Foram apresentadas 4.122 emendas ao texto, das quais 1.565 foram acolhidas integral ou parcialmente. O parecer deverá ser votado pela Comissão Mista do Orçamento, do Congresso Nacional, na semana que vem, na terça (10) ou na quarta-feira (11). Depois, segue para análise e votação do plenário do Congresso. Reajustes O texto apresentado abre brechas para que sejam concedidos reajustes salariais para servidores públicos, desde que sejam negociados com o Executivo. Segundo Valadares, foi incluído um dispositivo que autoriza a inclusão do reajuste dos subsídios e da remuneração dos servidores de todos os Poderes e do Ministério Público da União. "Mas a regra não é quantificada ou parametrizada", explicou e admitiu que a medida é apenas um paliativo. Transparência O parecer final apresenta regras que adequam a LDO à Lei de Acesso a Informação. Se for aprovada, a lei orçamentária obrigará a divulgação de gastos com pessoal dos órgãos da administração direta e indireta, como as estatais, bancos federais, fundações e agências reguladoras. Se o texto for sancionado, os órgãos terão que colocar na internet informações como os totais de cargos efetivos, comissionados e de funções de confiança ocupados, com os respectivos gastos mensais. Também se tornarão públicos dados sobre a estrutura remuneratória mensal, por nível ou padrão, de cada cargo, com as vantagens permanentes inerentes à carreira e as vantagens temporárias. O parecer também determina ao Poder Executivo que mantenha atualizada na internet a relação das programações orçamentárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano Brasil sem Miséria, especificando o subtítulo ou a descrição do empreendimento, o estágio, a unidade da federação e a execução orçamentária e financeira. Os precatórios e requisições de pequeno valor também deverão ser publicados na internet. Valadares explicou que acolheu emenda que determina a transparência dos dois dispositivos. O relator acrescentou ainda, dispositivos para obrigar as entidades do Sistema S (como Sesi, Senai e Senac) a divulgar seus orçamentos previstos para 2013, os nomes do dirigentes e do corpo técnico, a estrutura remuneratória, os valores arrecadados, e a especificação de cada receita e despesa, por natureza e finalidade. Não é a primeira vez que a LDO trata da divulgação do Sistema S. O parecer, porém, amplia os dados que deverão ser disponibilizados na internet. Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

LDO orçamento

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Orçamento

Efraim diz que LDO de 2026 deve ser votada no início de setembro

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

Transparência

Governo lança página para detalhar gastos e obras da COP30

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Reforma Administrativa

Hugo Motta convoca debate sobre reforma administrativa

2

Emendas PIX

Dino manda investigar uso de R$694 milhões em emendas Pix sem plano

3

SEGURANÇA PÚBLICA

Flávio Bolsonaro relata assalto na residência de seus avós no RJ

4

DESVIO DE APOSENTADORIAS

CPMI do INSS começa com disputa política e possível convocação de Lupi

5

Câmara

Reforma administrativa amplia atribuição de tribunais de contas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES