Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado explica "núcleo de servidores em trânsito"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado explica "núcleo de servidores em trânsito"

Congresso em Foco

2/5/2011 11:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Em nota de esclarecimento encaminhada há pouco à redação do Congresso em Foco, a Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS) do Senado explicou a natureza do Núcleo de Servidores em Trânsito (NST), objeto de reportagem publicada nesta segunda-feira (2) por este site.

Leia:
Servidores ?em trânsito? ocupam limbo no Senado 

Como mostra a matéria, o Senado mantinha incluídos no mencionado núcleo, até a publicação da reportagem, 17 funcionários do quadro efetivo, dos quais oito estão licenciados ou afastados da função. A inclusão dos nomes nessa relação (confira aqui) quer dizer que tais funcionários estão temporariamente sem aproveitamento nos quadros da Casa, mas continuam recebendo seus rendimentos mensais na integralidade. Em outras palavras, são remunerados sem precisar trabalhar.

Segundo a SECS, ?casos há em que o servidor necessita ser readaptado a novas funções mais compatíveis com as limitações que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica?. ?Em outras situações, o ?trânsito? decorre da especificidade da atividade legislativa, como por exemplo, no término do mandato parlamentar em que o gabinete respectivo é extinto e os servidores ali lotados desligados de ofício, ingressando temporariamente no NSTSF, incumbindo-se a SERH de, no menor prazo possível, encontrar uma nova lotação para esses servidores?, esclarece trecho da nota, sem menção a qualquer dos casos apresentados na reportagem.

?É fato que alguns servidores, por problemas comportamentais, são também encaminhados ao NSTSF. Independentemente da existência de processo disciplinar, a SERH [Secretaria Especial de Recursos Humanos] providencia o perfil profissiográfico do servidor com a finalidade de lotá-lo em setor e atividades compatíveis com suas habilidades e experiências, tendo como perspectiva a mediação de conflitos e a preservação da nossa força produtiva?, diz outro trecho do ofício.

Confira a íntegra:

?Nota da Secretaria Especial de Comunicação Social - 02/04/2011

O
Congresso em Foco publicou, em 2 de maio do corrente ano, matéria sobre os servidores em trânsito do Senado.

Cumpre, pois, esclarecer o que vem a ser o chamado Núcleo de Servidores em Trânsito do Senado Federal.

O instituto dos servidores em trânsito remonta a 1987, quando o Ato do Primeiro-Secretário nº 3, de 1987, ao disciplinar o processo de movimentação interna dos servidores da Casa, estabeleceu que, na hipótese de dispensa/desligamento, o servidor deverá aguardar ?em trânsito a nova lotação?, pelo prazo de cinco dias úteis. Durante esse período o servidor fica sob os cuidados da Secretaria de Recursos Humanos, passando a constar no Núcleo de Servidores em Trânsito.

Este núcleo objetiva reinserir o servidor no processo produtivo no menor prazo de tempo possível.

Casos há em que o servidor necessita ser readaptado a novas funções mais compatíveis com as limitações que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. Trata-se aí de cumprimento de dever legal e regulamentar (art. 24 da Lei 8.112/90 e art. 60 do RASF).

Em outras situações, o ?trânsito? decorre da especificidade da atividade legislativa, como por exemplo, no término do mandato parlamentar em que o gabinete respectivo é extinto e os servidores ali lotados desligados de ofício, ingressando temporariamente no NSTSF, incumbindo-se a SERH de, no menor prazo possível, encontrar uma nova lotação para esses servidores.

É fato que alguns servidores, por problemas comportamentais, são também encaminhados ao NSTSF. Independentemente da existência de processo disciplinar, a SERH providencia o perfil profissiográfico do servidor com a finalidade de lotá-lo em setor e atividades compatíveis com suas habilidades e experiências, tendo como perspectiva a mediação de conflitos e a preservação da nossa força produtiva.

Assim, esta Secretaria utiliza o Núcleo de Servidores em Trânsito como um instrumento para gestão de pessoas, seja para atender às demandas relacionadas à saúde e medicina do trabalho ou para mediar conflitos comportamentais no ambiente de trabalho.?

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Dilma: crescimento econômico gera desafios ao país

Gurgel defende que procuradores disputem eleições

Nos jornais: inflação vira bandeira política no 1° de maio

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES