Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara: líderes ignoram PEC 300 e decidem por pré-sal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara: líderes ignoram PEC 300 e decidem por pré-sal

Congresso em Foco

30/11/2010 | Atualizado 17/1/2013 às 18:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Em reunião encerrada há pouco na Presidência da Câmara, líderes de bancada decidiram priorizar duas entre as dezenas de proposições que aguardam votação em plenário - as demais matérias consensuais, segundo as lideranças, serão decididas no transcorrer das sessões plenárias desta semana. Depois da votação da Medida Provisória 500/10, a prioridade será o projeto sobre o marco regulatório do pré-sal, com a criação do Fundo Social do Pré-sal e a redistribuição dos royalties da nova camada de petróleo (Projeto de Lei 5940/09).

Definido o acordo de líderes, a votação da PEC 300, que estabelece o piso salarial de polícias e bombeiros (leia tudo sobre), não foi posta como uma das prioridades da base. "Vou fazer a obstrução possível", reagiu agora há pouco em plenário Miro Teixeira (PDT-RJ), que ganhou o apoio do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) na sugestão de abertura de sessão extraordinária para a votação da PEC 300, que já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara.

Em discussão neste momento, a MP 500 tranca a pauta (outras estão nessa condição) e versa sobre o processo de capitalização da Petrobras. Encerrada essa votação, bem como a do PL 5940, os deputados podem iniciar ainda hoje (terça, 30) a votação da proposta que regulamenta a Lei Kandir (Lei Complementar 87/96). De autoria do ex-deputado Antônio Kandir (PSDB-SP), a lei isenta do ICMS os produtos e serviços destinados à exportação e causa perdas importantes na arrecadação de impostos estaduais. O repasse dos recursos desse fundo é fonte permanente de disputa entre os governadores e o governo federal. 

Entre os projetos sobre o marco regulatório do pré-sal, está o substitutivo do Senado para o Projeto de Lei 5940/09, originário do Executivo. Tramitando em regime de urgência (prioridade sobre algumas matérias, segundo critérios regimentais), o texto dos senadores estabelece a compensação dos prejuízos de estados e municípios produtores de petróleo devido às novas regras de distribuição de recursos com base no rateio dos fundos de participação dos municípios e estados (FPM e FPE), como define a Constituição.

Originalmente, o PL 5940/09 apenas criava o Fundo Social do Pré-sal, reserva de recursos provenientes das atividades de exploração do minério a ser utilizada em investimentos sociais, educação e saúde pública. Além da regulamentação dos contratos de partilha de produção, o Senado incorporou ao projeto de lei as novas de distribuição de royalties (Projeto de Lei 5938/09).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

royalties

Temas

Reportagem Infraestrutura

LEIA MAIS

ENERGIA RENOVÁVEL

Governo impõe uso de energia limpa nova em projetos de exportação

CABOTAGEM

Governo regulamenta BR do Mar; frete pode cair 15%

TRÂNSITO

Lula veta exigência de toxicológico para motoristas de carro e moto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VOTAÇÃO POPULAR

Votação do Prêmio Congresso em Foco 2025 ultrapassa 1 milhão de votos

2

Votação popular

Prêmio Congresso em Foco recebe 400 mil votos em um único dia

3

SAÚDE PÚBLICA

Fibromialgia passa a ser reconhecida em lei como deficiência

4

AMEAÇA?

Eduardo sugere que Hugo e Davi podem sofrer sanções dos EUA

5

TENTATIVA DE GOLPE

Marcos do Val contraria o STF, deixa o país e ataca Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES