Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/9/2010 17:54
Rudolfo Lago
Ainda que já despontem alguns nomes na disputa para a Câmara dos Deputados, como o lamentável palhaço Tiririca (candidato pelo PR) em São Paulo, o fato é que a corrida para a eleição dos 513 deputados da próxima legislatura ainda uma incógnita. Os últimos levantamentos do Instituto Datafolha nos principais estados do país revelam que a grande maioria dos eleitores, faltando menos de duas semanas para as eleições, ainda não sabe em quem votará para deputado federal. Assim, a verdadeira definição do quadro para a Câmara em cada estado dependerá da definição dessa imensa maioria de eleitores ainda em dúvida.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Distrito Federal , o percentual de eleitores que diz ainda não saber em quem votará varia 61% a 71%. O percentual mais baixo é em Pernambuco, e o mais alto é no Paraná.
Em São Paulo, é o bordão de Tiririca que lidera as pesquisas. Ao dizer que "pior do que está não fica", Tiririca contesta opinião política bem mais abalizada, a de Ulysses Guimarães, que dizia que "cada nova legislatura é sempre pior que a anterior". De qualquer modo, Tiririca vem conquistando 3% do eleitorado paulista. Ele é seguido por Paulo Maluf (PP) e Márcio França (PSB), citados por 1%. Mas nada menos que 69% dos eleitores paulistas disseram ao Datafolha ainda não ter candidato.
No Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR), citado por 2%, vem seguido dos craques futebolísticos Romário (PSB) e Deley (PSC). Mas 64% dos eleitores ainda estão indecidos.
No Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila (PCdoB) lidera com 2%. A certeza de que não faltarão nomes para a pelada dos deputados nas noites de terça-feira é marcada no Rio Grande do Sul pela presença do goleiro Danrlei (PTB), com 1%. Mesmo percentual de Paulo Pimenta (PT). Mas 67% do eleitorado ainda não sabe em quem votará.
Em Pernambuco, Ana Arraes (PSB) e o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT) têm, cada um 3% das intenções de voto. Inocêncio Oliveira (PR) tem 2%. Mas a maioria - 61% - não tem ainda candidato.
Em Minas Gerais, são lembrados com 1% Reginaldo Lopes (1%), Jaiminho Martins (PR), e Gilmar Machado (PT). Enquanto isso, 64% ainda precisam escolher seus candidatos.
No Paraná, também empatam com 1% Zeca Dirceu (PT), Odílio Balbinotti (PMDB) e Luiz Carlos Hauly. E 71% ainda não sabem em quem votarão.
Na Bahia, ACM Neto (DEM) tem 2%, e Mario Negromonte (PP) e José Rocha (PR) têm 1%. Enquanto isso, o percentual de indecisos é de 64%.
No Distrito Federal, dois nomes despontam muito claramente: Paulo Tadeu (PT) e José Antonio Reguffe (PDT), ambos com 6%. Geraldo Magela (PT) tem 3%. E 63% do eleitorado se declara ainda indeciso.
Do percentual de indecisos, 59% declarou ao Datafolha que vai decidir seu candidato mais perto da eleição. Outros 25% disseram que decidirão nos próximos dias. E 15% outra vez não sabem: não sabem em quem votarão nem sabem quando decidirão sua escolha.
Tags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime