Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Zeca atribui sucesso a eficiência administrativa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Zeca atribui sucesso a eficiência administrativa

Congresso em Foco

7/10/2009 6:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Eduardo Militão
O prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR), Zeca Dirceu (PT), filho do ex-ministro José Dirceu, diz que consegue obter mais recursos da União do que outras grandes cidades porque sua administração conta com "excelente equipe de assessoria", o que resulta em "eficiência administrativa" e aceleração de projetos. A Presidência da República nega privilégios à cidade do interior do Paraná e diz que trabalha com critérios técnicos, e não políticos.

Em nota ao Congresso em Foco, a assessoria de Zeca diz que a Secretaria de Planejamento da prefeitura conta com bons profissionais que conhecem bem as regras para aprovação e prestação de contas dos projetos enviados ao governo federal.

Além disso, informa a nota, existe uma cobrança permanente sobre sete deputados federais que receberam votos em Cruzeiro do Oeste por projetos que melhorem a qualidade de vida da população. A pressão é exercida por um fórum de acompanhamento formado por 60 entidades da sociedade civil, segundo a prefeitura.

A assessoria de Zeca diz que esse envolvimento acelera a aprovação dos projetos e permite a execução de novos programas. "A eficiência administrativa faz com que os projetos sejam executados em um tempo inferior à média nacional, habilitando o município para novos pleitos."

Critérios técnicos

A Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República não explicou por que Cruzeiro do Oeste recebe mais recursos públicos por habitante do que outras grandes cidades do Brasil. Em nota de cinco linhas ao Congresso em Foco, a assessoria da Casa Civil negou "motivação político-partidária" na liberação de dinheiro público do governo federal para os municípios.

"O repasse destas transferências depende dos projetos para obras e investimentos apresentados por cada município e está baseado exclusivamente em critérios técnicos", garantiu a assessoria da Presidência.

Sem interferência

Por meio de sua assessoria, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse que não interfere na administração de Cruzeiro do Oeste. "Cabe ao Congresso se manifestar sobre as emendas que garantem repasses aos municípios".

Os assessores do ex-ministro, que se encontra em viagem ao exterior, afirmam que ele não participa de nenhuma articulação para eleger o filho deputado federal. A assessoria de Dirceu ressaltou que a denúncia do Ministério Público contra Dirceu não foi recebida pela primeira instância da Justiça Federal.

Leia a íntegra da nota da Presidência da República

"A Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República esclarece que não há motivação político-partidária em relação aos recursos liberados pelo Governo Federal às prefeituras. O repasse destas transferências depende dos projetos para obras e investimentos apresentados por cada município e está baseado exclusivamente em critérios técnicos."

Leia a íntegra da resposta da assessoria do ex-ministro José Dirceu

"Conforme conversamos por telefone, o ex-ministro José Dirceu está em viagem ao exterior, o que o impede de atender sua solicitação de entrevista. De todo modo, cabe ao Congresso se manifestar sobre as emendas que garantem repasses aos municípios. Como cabe ao prefeito de Cruzeiro do Oeste se manifestar sobre a gestão do município que governa. José Dirceu não participa da administração de município algum e tampouco articula qualquer campanha ao Congresso Nacional. Por fim, o Ministério Público Federal não obteve êxito, em primeira instância, no processo que corre no sob número 2005.34.00.032406-4 no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região)."

Leia a íntegra da nota da prefeitura de Cruzeiro do Oeste

"A respeito dos recursos recebidos do Governo Federal, a Prefeitura do Município de Cruzeiro do Oeste vem esclarecer o que segue:

1 - O Município de Cruzeiro do Oeste mantém desde 2005, em seu quadro, técnicos em diversas áreas do conhecimento, que constituem excelente equipe de assessoria à Secretaria de Planejamento para elaboração de projetos;

2 - O Município recebe recursos oriundos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União de pelo menos sete deputados federais, dos mais variados partidos, em razão dos pleitos apresentados sempre em defesa de projetos voltados à melhoria das condições de vida da população cruzeirense. Além disso, mantém um Fórum permanente de acompanhamento de todos os deputados que tiveram votos no município, que são cobrados permanentemente por 60 entidades da sociedade civil organizada;

3 - Toda a equipe do Governo Municipal conhece as diretrizes do Governo Federal, bem como, as exigências dos programas, tanto para a elaboração dos projetos, quanto para suas execuções e respectivas prestações de contas. A eficiência administrativa faz com que os projetos sejam executados em um tempo inferior à média nacional, habilitando o município para novos pleitos.
Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa
Prefeitura do Município de Cruzeiro do Oeste - PR"

Cidade de Zeca Dirceu recebe o dobro de verba de SP

MPF acusa Dirceu, Zeca e Waldomiro

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais: Sarney e Temer defendem pagamento acima do teto

MST acusa empresa de utilização irregular em SP

Sarney evita comentar arquivamento da CPI do MST

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES