Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/11/2007 | Atualizado às 16:25
Presentes à reinauguração do comitê de imprensa do Senado, os membros da Mesa Diretora da Casa receberam, além do agradecimento dos jornalistas, o apelo por mais transparência.
Prota-voz dos jornalistas, o vice-presidente do comitê, Fábio Marçal, cobrou que o Senado seguisse o exemplo da Câmara, onde é possível acessar, via internet, dados como assiduidade, viagens oficiais e gastos com verbas indenizatórias.
Em resposta, o presidente em exercício do Senado, Tião Viana (PT-AC), concordou que esta é uma necessidade. "Todo o dia a gente está tentando fazer ações para buscar a transparência. A questão da verba indenizatória é um exemplo", disse ele.
No mês passado, a Mesa Diretora do Senado decidiu abrir um portal na internet para começar a divulgação dos gastos dos senadores pagos com a verba indenizatória, mas o espaço ainda não está no ar.
Mais espaço
O novo Comitê de Imprensa do Senado aumentou o espaço de trabalho para os jornalistas que cobrem o dia-a-dia do Senado. Segundo o administrador do setor, Davi da Mata, existem 15 computadores e 17 lugares para uso de computadores portáteis (laptops) e 46 armários. Antes, eram oito máquinas, alguns locais para uso de portáteis e cerca de 40 armários. Agora, o comitê conta com uma rede de acesso à internet sem fio.
Davi da Mata explica que o comitê ainda vai passar por melhorias. O tamanho dos armários será aumentado, porque houve um erro na fabricação deles. Além disso, serão feitas prateleiras para melhor acondicionar os pertences dos cerca de 150 jornalistas que utilizam o local a cada dia.
Todos os jornalistas cadastrados para a cobertura diária do Senado podem usar o comitê. (Soraia Costa e Eduardo Militão)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora