Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE diz que partidos podem exigir mandatos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE diz que partidos podem exigir mandatos

Congresso em Foco

2/8/2007 | Atualizado às 21:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio Mello, disse hoje que os partidos já poderiam ter exigido a saída dos parlamentares que trocaram de legenda após as eleições. "Já poderiam [ter exigido] antes, pois acima de tudo está o ordenamento jurídico. Não precisamos de novas leis, mas de homens públicos que observem o arcabouço normativo existente", disse ele.

Ontem o Plenário do TSE respondeu a uma consulta formulado pelo deputado Ciro Nogueira (PP-PI) que questionou se os deputados federais estariam sujeitos à perda de mandato caso trocassem de partido após as eleições. A resposta dos ministros foi unânime: "O mandato pertence ao partido e, portanto, os suplentes já poderiam ter sido nomeados".

Com esse entendimento, que confirma a decisão dada pelo tribunal em março, após consulta do DEM, do PSDB e do PPS; 39 deputados estão com o mandato em risco. Os partidos de oposição já avisaram que entrarão com mandato de segurança para exigir as vagas perdidas com as trocas partidárias.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que não tem poderes jurídicos para determinar a posse dos suplentes e disse que não tomará atitude alguma até a decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF). (Soraia Costa)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Segundo escalão

CPI critica CPI

Na TV, PT destaca bom momento da economia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES