Várias escolas e instituições de ensino superior da região metropolitana de Vitória (ES) suspenderam ontem as aulas em razão de um fax assinado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) e pelo Comando
Vermelho (CV).
O documento, que também circulou em lojas e agências bancárias, anunciava que a partir das 16h de ontem as duas organizações criminosas deflagrariam invasões em supermercados, escolas, bancos e faculdades, "depreciando tudo", em protesto contra o tratamento dispensado aos presos pelo governo estadual.
"Pedimos ao povo do nosso estado, a quem
(sic) temos profundo respeito, que não saiam
(sic) de casa hoje a partir deste horário e que as escolas também liberem seus alunos mais cedo, porque o bicho vai pegar", dizia o fax, encerrando com uma advertência: "Não duvidem, estamos falando sério". O documento é assinado pelo PCC e pelo CV.
Verdadeira ou não, a ordem foi cumprida. Diversos estabelecimentos de ensino, nas redes pública e privada, liberaram alunos, professores e funcionários, e muitos empregadores dispensaram mais cedo os trabalhadores.
A polícia não registrou, porém, ocorrência de atentados. O estado tem enfrentado, isto sim, uma sucessão de incêndios criminosos de ônibus. Já foram 11 desde o início do ano, e as autoridades estaduais de segurança ainda não apontaram os responsáveis.
Para a Secretaria de Segurança Pública, o fax não passou de um trote. Mesmo assim, o governo Paulo Hartung (PMDB) colocou em alerta todas as forças policiais do estado, além de intensificar a vigilância nas ruas. A Força Nacional de Segurança Pública e o Exército também estão de prontidão para agir no Espírito Santo.
Segue a íntegra do fax:
"Aviso importante a população e as autoridades deste estado, alerta urgente.
Nós do movimento dos presídios do espírito santo, atendendo pedido dos nossos líderes viemos esclarecer o seguinte:
Que devido a intransigência e da prepotência do Sr. Secretário de Segurança e do Juiz da Vara das execuções penais e do descaso do governo do estado para com os presos, decidimos o seguinte:
A partir das 16 horas de hoje dia 25 de maio, iremos invadir supermercados, escolas, bancos e faculdades, depreciando tudo em desafio a estes canalhas do governo que só querem benevolência. Também no mesmo horário vamos incendiar vários ônibus do transcol e da grande vitória.
Pedimos ao povo do nosso estado, a quem temos profundo respeito, que não saiam de casa hoje a partir deste horário e que as escolas também liberem seus alunos mais cedo, porque o bicho vai pegar.
Assinado PCC, CV.
Não duvidem, estamos falando sério.
Por favor aqueles que encontrarem este documento, passem para os demais com cópia, divulguem, para que não tenham surpresa".