Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso em Foco: o que estamos cobrindo hoje

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

agenda

Congresso em Foco: o que estamos cobrindo hoje

Desdobramentos da prisão de Silvinei Vasques, votações na Câmara e no Senado, CPI do MST e Conselho de Ética estão entre os destaques do dia

Congresso em Foco

9/8/2023 9:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Conselho de Ética analisa pedidos de cassação de deputadas que protestaram contra aprovação do marco temporal. Foto: Ag. Câmara

Conselho de Ética analisa pedidos de cassação de deputadas que protestaram contra aprovação do marco temporal. Foto: Ag. Câmara
Esta quarta-feira (9) começou agitada com a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, acusado de usar o cargo para tentar atrapalhar a votação do segundo turno da eleição presidencial e favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro. Silvinei, que foi acusado por parlamentares governistas de mentir em seu depoimento à CPMI dos Atos Golpistas em junho, corre o risco de ser chamado novamente à comissão parlamentar de inquérito. A repercussão da prisão do ex-diretor da PRF é um dos assuntos que o Congresso em Foco vai acompanhar nesta quarta. Veja outros destaques: Votações na Câmara
  • O plenário da Câmara pode votar à noite o projeto da nova lei de direitos autorais. Tramitando desde 2019, o texto passou a incluir trechos desmembrados do PL das Fake News (PL 2630/2020), mas enfrenta menor resistência para sua aprovação. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda não confirmou a inclusão do projeto na pauta.
O PL 2370/2019 é de autoria original da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), com o intuito de adequar a legislação sobre direitos autorais à realidade do ambiente virtual. O mesmo tema, porém, é tratado também no relatório de Orlando Silva (PCdoB-SP) para o PL 2630/2020, que prevê o ressarcimento por parte de plataformas digitais aos autores pelo uso de obras intelectuais, incluindo tanto obras artísticas, como músicas e imagens, como matérias jornalísticas.
  • Entre as propostas em pauta, está o projeto que reformula a Lei de Cotas no ensino federal, diminuindo de 1,5 para um salário mínimo a renda per capita familiar máxima do estudante candidato ao ingresso pelas cotas por ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A relatora da proposta, deputada Dandara (PT-MG), apresentou parecer preliminar pelo qual a avaliação do sistema de cotas deverá continuar a ocorrer a cada dez anos, e os estudantes quilombolas também poderão acessar o ensino federal por meio dessa reserva.
  • Outro projeto em pauta é o PL 2952/22, que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Também pode ser votado o Projeto de Lei 2131/07, que determina que o segurado do INSS ou o servidor público que tiver lançada, em seu nome e sem seu consentimento prévio e expresso, concessão de crédito consignado poderá ficar com o dinheiro, vedada a imposição de juros, encargos ou qualquer acréscimo por parte da instituição de crédito.
Pedidos de cassação
  • O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara reúne-se nesta quarta-feira para analisar os pareceres preliminares referentes a dez processos em análise no colegiado. Dois desses pareceres já foram apresentados e, como os outros, precisam ser aprovados pelo Conselho. Entre eles, a denúncia contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), acusada de ter xingado e constrangido o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) durante audiência pública com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em 11 de abril. Também são processados os deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA), Nikolas Ferreira (PL-MG), José Medeiros (PL-MT), Juliana Cardoso (PT-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Célia Xakriabá (Psol-MG) e Fernanda Melchiona (Psol-RS).
Votações no Senado
  • Também vamos acompanhar o plenário do Senado. Os senadores podem votar o Projeto de Lei Complementar 257/19, que muda a Lei de Responsabilidade Fiscal e a lei que regula o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), para aperfeiçoar os meios técnicos e financeiros de resposta da União a calamidades públicas. Também pode ser votado o PL 5.245/20, que determina a introdução de conteúdos relacionados a Direitos Humanos e combate ao racismo e outras formas de discriminação em cursos de capacitação de agentes de segurança pública e privada.
  • Os senadores também devem analisar a indicação de Igor Roque para exercer o cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União, na vaga decorrente do término do mandato de Daniel de Macedo Alves Pereira. A indicação de Roque já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PRF Rui Costa Carla Zambelli Ricardo Salles PL 2630 Silvinei Vasques CPI do MST

Temas

Governo Notícia

LEIA MAIS

RESPOSTA AO "TARIFAÇO"

Governo publica decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo cria cadastro nacional de celulares roubados

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

Leia a íntegra do documento da PGR que pede condenação de Bolsonaro

2

APURE-SE

Hugo Motta reage a rumores e pede apuração de servidores remotos

3

Câmara dos Deputados

Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta exonera servidores remotos para encerrar especulações

5

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES