Os deputados aprovaram há pouco recurso da liderança do PSDB que pede a votação pelo Plenário do Projeto de Lei 73/99, da deputada Nice Lobão (PFL-MA). A proposta reserva cotas nas universidades federais para afrodescendentes, índios e estudantes egressos de escolas públicas. De acordo com o projeto, metade das vagas nas universidades públicas federais será reservada a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. O restante continua a ser preenchido pelos sistemas tradicionais de seleção.
Pelo texto, as escolas técnicas federais (nível médio) também ficam obrigadas a reservar, em cada concurso seletivo, em cada curso e em cada turno, no mínimo metade das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.
O presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP), lembrou que, em reunião no Colégio de Líderes, ficou acertado que o recurso seria aprovado e que o conteúdo do projeto seria negociado com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ainda não está definida a data da votação.