Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF faz buscas em endereços dos Mantovani, acusados de agredir ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF

PF faz buscas em endereços dos Mantovani, acusados de agredir Alexandre de Moraes

Rosa Weber autorizou mandados de busca e apreensão na terça-feira em endereços de quatro pessoas acusadas de agredir Alexandre de Moraes.

Congresso em Foco

18/7/2023 17:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Policiais e servidores da PF planejam paralisação em resposta à demora do governo em apresentar proposta de reestruturação. Foto: Divulgação/PF

Policiais e servidores da PF planejam paralisação em resposta à demora do governo em apresentar proposta de reestruturação. Foto: Divulgação/PF
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, autorizou mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (18) em endereços de quatro pessoas acusadas de agredir Alexandre de Moraes e membros de sua família no aeroporto de Roma, Itália, na sexta-feira (14). Celulares, documentos e computadores dos envolvidos foram apreendidos na expectativa da PF conseguir elementos que comprovem as agressões. Há a suspeita de que algum dos envolvidos possa estar envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 como financiador. O conteúdo será enviado a Brasília. Injúria, perseguição e desacato são os crimes pelos quais a família Mantovani será investigada. As imagens do aeroporto já foram requisitadas pelas autoridades brasileiras ao governo italiano e a estimativa é que o material, crucial para entender o caso, chegue ao Brasil até o fim da semana. Roberto Mantovani prestou depoimento à PF durante a manhã desta terça e negou ter agredido o ministro do STF que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas assumiu ter "afastado" o filho de Moraes com o braço e de tê-lo atingido no rosto. Alex Zanatta, genro presente na data da ocorrência, também negou qualquer agressão à família de Moraes. A esposa de Roberto, Andreia Mantovani ainda precisa prestar depoimento à PF. Ela teria xingado o ministro de "comunista, bandido e comprado". O problema ocorreu em um sala VIP do aeroporto e, segundo a defesa dos acusados, o motivo foi a disputa de lugares no espaço.

Acusados de agressão física e verbal à família do ministro, Roberto Mantovani, político filiado ao PSD que já foi candidato à prefeitura do município de Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo, pelo PL, e a esposa Andréia Munarão prestarão depoimento à Polícia Federal (PF) na terça-feira (18).

Moraes estava na Europa porque foi palestrar no Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena. O desentendimento entre as famílias ocorreu na Itália , e teria começado quando Andréa chamou Moraes de "bandido, comunista e comprado". A discussão ganhou maior proporção quando o marido de Andréa, Roberto, se envolveu para dar seguimento ao bate-boca. No entanto, o genro do casal, Alex Zanatta, é quem foi acusado de agredir com um tapa no rosto o filho do ministro. Quando a família Mantovani pousou no Brasil, a PF já os aguardava no aeroporto para obter esclarecimentos. Roberto Mantovani já foi candidato a prefeito do município de Santa Bárbara d'Oeste pelo PL em 2004, mas está filiado ao PSD desde 2016. Os três acusados se manifestaram por meio de notas à imprensa alegando que a ocorrência não passou de um mal entendido. A versão da família Mantovani é que outra pessoa na multidão xingou o ministro e que então o caso se transformou em uma discussão acalorada. Em resposta, o próprio ministro da Justiça, Flávio Dino, veio a público para se manifestar sobre o caso. Dino não só repudiou a agressão a magistrados, que classificou como algo cada vez mais comum no Brasil, como também requisitou ao governo italiano as imagens do aeroporto para auxiliar a PF nas investigações. A previsão é que as imagens cheguem ao Brasil até sexta-feira.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF rosa weber Flávio Dino Alexandre de Moraes roberto mantovani Aeroporto de Roma andreia mantovani

Temas

Justiça

LEIA MAIS

Pós lava-jato

Aliada de Moro, Gabriela Hardt é investigada no CNJ

Justiça

Juiz que comandou Lava Jato promete recorrer de afastamento

Polícia Federal

Casal acusado de agredir família de Alexandre de Moraes presta depoimento à PF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES