Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/10/2009 12:32
Renata Camargo
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (22) um voto de censura à Polícia Aduaneira do Aeroporto de Roma, na Itália, contra a abordagem feita à senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), quando esta visitava aquele país. O voto, apresentado pelo senador João Pedro (PT-AM), recebeu apoio unânime dos senadores presentes na comissão.
No início de setembro, a senadora Patrícia Saboya foi detida para "averiguação" no Aeroporto Fiumicino, em Roma. Segundo informações do Departamento de Assistência Consular do Itamaraty naquela data, a detenção se deu porque uma das acompanhantes da parlamentar espirrou durante o desembarque. A medida teria sido tomada por suspeitas de gripe A H1N1.
Leia: Senadora Patrícia Saboya é detida na Itália
O voto ainda será analisado pelo plenário antes de ser encaminhado oficialmente como um ato de repreensão à abordagem da polícia italiana. O voto de censura é usado para manifestar oficialmente descontentamento com determinada atitude pública tomada por uma autoridade ou grupo de autoridade. O voto tem caráter moral, sem outras consequências administrativas.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) classificou como abusiva a abordagem da polícia italiana. Azeredo disse ainda que considera pertinente que a senadora Patrícia Saboya exponha a situação quando retornar de licença. A senadora, que se licenciou por motivos de saúde, está de volta ao Senado na próxima semana.
Confira o diz o regimento interno do Senado sobre votos de censura e similares:
"Subseção IV
Dos Requerimentos de Voto de Aplauso ou Semelhante
Art. 222.
O requerimento de voto de aplauso, regozijo, louvor, solidariedade, congratulações ou semelhante só será admitido quando diga respeito a ato público ou acontecimento de alta significação nacional ou internacional.
§ 1
- Lido no Período do Expediente, o requerimento será remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ou à de Relações Exteriores e Defesa Nacional, conforme o caso.
§ 2
- O requerimento será incluído na Ordem do Dia da sessão deliberativa imediata àquela em que for lido o respectivo parecer.
§ 3
- A Mesa só se associará a manifestações de regozijo ou pesar quando votadas pelo Plenário. (NR)
Art. 223. Ao requerimento de voto de censura, aplicam-se, no que couber, as disposições do art. 222."
Leia também:
Senadores apresentam voto de censura contra presidente Lula
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime