Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Mario Coelho
3/6/2013 | Atualizado 10/6/2013 às 19:39
[fotografo]Gustavo Lima/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]O vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), confirmou nesta segunda-feira (3) que vai promulgar a emenda constitucional que cria quatro novos tribunais regionais federais. Em abril, a Câmara aprovou a instalação de cortes no Paraná, em Minas Gerais, no Amazonas e na Bahia. A cerimônia de promulgação será na próxima quinta-feira (6).
A data foi escolhida pelo deputado porque o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), estará em Portugal em viagem oficial. Ele só retorna ao país em 9 de junho. Como o petista é o primeiro na linha sucessória, marcou a promulgação. Além disso, Renan tinha se posicionado contra a proposta de emenda à Constituição.
O peemedebista entendeu que houve um erro na tramitação e que a proposta não poderia ser promulgada. A avaliação ocorreu após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, fazer duras críticas à criação. Ele chegou a dizer que os novos tribunais seriam instalados em "resorts" e que a aprovação ocorreu de forma sorrateira.
"Depois de mais de 12 anos de intensos debates, vamos promulgar a PEC" disse o vice-presidente do Congresso, de acordo com nota distribuída por sua assessoria. O petista entende que a discussão da matéria já está esgotada e cumpriu regimentalmente todos os trâmites no Congresso Nacional. "Não compete ao presidente do Congresso outra coisa que não seja promulgar a proposta", disse.
Veja também:
Juízes e senadores atacam Joaquim Barbosa por causa de novos tribunaisTemas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil