Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de José Wilson Granjeiro
18/10/2017 8:00
[fotografo]EBC[/fotografo][/caption]A eleição é uma das duas formas de ingresso na carreira pública asseguradas pela Constituição de 1988. A outra, claro, é o concurso público, instituto também estabelecido em nossa Carta Magna e cujo caráter democrático é idêntico ao do voto popular. Pela eleição e pelo concurso público, são selecionados os cidadãos a quem caberá, de um lado, elaborar as leis, as normas, os códigos, enfim toda a legislação indispensável à sociedade em que vivemos, e, de outro, executá-la.
Compreendo perfeitamente as razões pelas quais a decepção toma conta de muitos cidadãos de bem. Convivemos com inúmeros escândalos e atentados à democracia, praticados por muitos dos políticos que receberam nossos votos nas últimas eleições. Mas até mesmo um gigante do pensamento universal, o genial Rui Barbosa, passou por crise semelhante, resumindo todo o seu desencanto de forma lapidar: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Felizmente, apesar de toda a decepção por que Rui também passou em seu tempo - tal como nós estamos passando hoje -, ele não abandonou o caminho do bem nem desistiu, até o fim da vida, de lutar pelos princípios da moralidade, da honestidade, da honra e da virtude. Talvez por isso mesmo - dada a frequência com que políticos indignos assomam ao poder - não tenha conseguido tornar-se presidente da República, cargo para o qual, em teoria, esses princípios configuram requisitos de investidura.
Todos devemos seguir o exemplo de Rui Barbosa. Precisamos superar a decepção, para cumprir o dever de cidadão, exercido por meio do voto. Não temos o direito de nos iludir por eventuais fenômenos do marketing, que, como sempre, surgem nas pesquisas como recordistas de votos.Temas