Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Lúcio Big
8/10/2015 | Atualizado 10/10/2021 às 16:20
[/caption]
A versão ainda é Beta e certamente sofrerá alterações à medida que os usuários relatem possíveis bugs, ou até mesmo boas ideias, que podem ser apresentadas pelo e-mail [email protected].
A OPS
OPS, abreviatura de Operação Política Supervisionada, é uma organização apartidária, independente e ainda informal que trabalha fiscalizando o uso do dinheiro público por políticos. Até o momento, a operação conseguiu provocar uma economia de quase R$ 5,5 milhões do dinheiro público. Além de fiscalizar, a OPS exige diretamente dos parlamentares fiscalizados a devolução aos cofres públicos dos valores indevidamente utilizados. Pastor Marco Feliciano, Brunny, Paulo Feijó e Benjamim Maranhão são alguns dos parlamentares federais que admitiram o uso indevido da verba indenizatória e ressarciram ou estão ressarcindo os cofres da Nação.
Além das cobranças diretas aos parlamentares, a OPS também denuncia políticos ao Ministério Público por possíveis crimes de improbidade administrativa, a exemplo de Ronaldo Caiado (PGR-00169873/2015), acusado de ter contratado, em valores mais elevados do que os praticados no mercado, a locação de uma caminhonete na empresa de um amigo.
Objetivo
O aplicativo OPS Fiscalize objetiva dar ao cidadão comum a oportunidade de exercer a cidadania na prática, onde quer que ele esteja. A OPS acredita que somente por meio da consciência dos cidadãos e de suas ações diretas no controle social é que será possível mudar o caótico quadro político do país.
Baixando o aplicativo
Para usuários Android
Ou acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.ops.fiscalize
Para usuários Apple
Ou acesse: https://itunes.apple.com/br/app/ops-fiscalize/id1016302793?l=en&mt=8
Doação
O aplicativo foi desenvolvido e gentilmente cedido à OPS por Danilo Mendonça ([email protected]) e Matheus Maaz ([email protected]), que ainda contaram com a colaboração de outros desenvolvedores. O OPS Fiscalize faz parte do processo de evolução da OPS que lançará, em breve, um portal com informações financeiras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal possibilitando ao cidadão comum, de maneira simples e eficaz, a fiscalização dos gastos realizados pelos parlamentares. O portal substituirá o atual http://ops.net.br.
Saiba mais neste tutorial
Mais textos de Lúcio Big
Mais sobre transparênciaTags
Temas
Política
Eleições e território
Serviços públicos
Política global