Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Rudolfo Lago
Novo governo
18/11/2022 | Atualizado às 12:37
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva retornará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, com a ideia de criar uma autoridade para tratar das mudanças climáticas mais amadurecida. De acordo com uma fonte pertencente ao grupo de transição na área do meio ambiente, a criação de uma autoridade para o clima, que se torne a principal referência para esse debate, é bastante provável. E a inspiração para a criação do cargo é o ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry.
Ex-secretário de Estado (cargo equivalente ao de ministro das Relações Exteriores), ex-senador e ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata (foi derrotado em 2004 na disputa com o republicano George W.Bush), John Kerry foi nomeado pelo presidente Joe Biden o enviado climático de seu país na COP27. No Egito, na cidade de Sharm El-Sheick, onde aconteceu a COP27, Lula teve um encontro com Kerry a portas fechadas.
A ideia de criação da autoridade climática brasileira seria a de dar ao tema do aquecimento global alguém com perfil e autoridade semelhante à de John Kerry. "A ideia é ter um nome respeitado que se tornasse assim a referência brasileira sobre o tema, tanto nas negociações internacionais como nas decisões internas", explicou ao Congresso em Foco a fonte da equipe de transição.
Tags
Política
Eleições e território
Serviços públicos
Política global