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Miriam Moura
Miriam Moura
1/12/2016 | Atualizado às 17:26
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Não é irritante aquele garçom que fica o tempo inteiro enchendo seu copo de água, vinho ou da bebida que for? Outra coisa que é muito chata é o garçom ficar querendo "empurrar" vinho caro em cima do cliente. Pior ainda são aqueles que, ao oferecer as opções de água mineral, começam enumerando as importadas, com preços proibitivos.
Muitas vezes as falhas no serviço do restaurante não são culpa dos funcionários, mas dos proprietários, que cortam custos sem promover ajustes no preço da conta. Há casas com poucos profissionais para a quantidade de lugares. Assim, em jantares no sábado ou em almoços no domingo a coisa fica difícil.
Os proprietários de estabelecimentos culinários devem refletir sobre esse tema. Atender bem a clientela é o fator que pode fazer com que ela volte.
Outra coisa: quanto mais o cliente frequenta restaurante, mais ele valoriza o bom serviço e se sente bem. Falo por experiência. Vou todo santo domingo comer pizza na mesma Fratello, e o atendimento é sempre corretíssimo. Mesmo quando há filas (depois das 20h30) os funcionários se esmeram e conseguem dar atenção a todos, famílias inteiras, crianças, casais de todas as idades, grupo de amigas e amigos. Por isso a casa vive lotada há anos, nos seus vários endereços.
Num domingo desses o gerente chegou satisfeito para informar que, por sugestão dos próprios funcionários, os preços dos vinhos tinham caído 20%. Assim como eu, os frequentadores assíduos devem ter apreciado a boa nova. A pizza continua saborosa e o atendimento é atencioso e profissional.
É como diz o famoso samba de Noel Rosa, Conversa de Botequim: "Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa.". Ouça esse clássico na voz de Maria Rita.
Mais sobre gastronomia
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Não é irritante aquele garçom que fica o tempo inteiro enchendo seu copo de água, vinho ou da bebida que for? Outra coisa que é muito chata é o garçom ficar querendo "empurrar" vinho caro em cima do cliente. Pior ainda são aqueles que, ao oferecer as opções de água mineral, começam enumerando as importadas, com preços proibitivos.
Muitas vezes as falhas no serviço do restaurante não são culpa dos funcionários, mas dos proprietários, que cortam custos sem promover ajustes no preço da conta. Há casas com poucos profissionais para a quantidade de lugares. Assim, em jantares no sábado ou em almoços no domingo a coisa fica difícil.
Os proprietários de estabelecimentos culinários devem refletir sobre esse tema. Atender bem a clientela é o fator que pode fazer com que ela volte.
Outra coisa: quanto mais o cliente frequenta restaurante, mais ele valoriza o bom serviço e se sente bem. Falo por experiência. Vou todo santo domingo comer pizza na mesma Fratello, e o atendimento é sempre corretíssimo. Mesmo quando há filas (depois das 20h30) os funcionários se esmeram e conseguem dar atenção a todos, famílias inteiras, crianças, casais de todas as idades, grupo de amigas e amigos. Por isso a casa vive lotada há anos, nos seus vários endereços.
Num domingo desses o gerente chegou satisfeito para informar que, por sugestão dos próprios funcionários, os preços dos vinhos tinham caído 20%. Assim como eu, os frequentadores assíduos devem ter apreciado a boa nova. A pizza continua saborosa e o atendimento é atencioso e profissional.
É como diz o famoso samba de Noel Rosa, Conversa de Botequim: "Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa.". Ouça esse clássico na voz de Maria Rita.
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