Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
3/11/2025 | Atualizado às 14:34
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisará o processo contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em plenário virtual nos dias 14 e 25 de novembro. O parlamentar é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de coação no curso do processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão.
Afastado das atividades parlamentares desde março deste ano, quando passou a residir nos Estados Unidos, Eduardo teria articulado sanções nos Estados Unidos contra ministros da Suprema Corte com o objetivo de evitar condenações no julgamento da trama golpista. O processo é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.
 
Além do relator, a 1ª Turma é formada pelos ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Nesse primeiro momento, os magistrados avaliam se a denúncia da PGR deve ser aceita pela Corte. Caso haja consenso afirmativo, Eduardo Bolsonaro se torna réu.
Moraes determinou que a Defensoria Pública da União (DPU) ficasse responsável pela defesa do parlamentar, denunciado por publicação em edital. A decisão foi tomada após o prazo legal de 15 dias para resposta à denúncia expirar sem manifestação de Eduardo, que não possui advogado registrado nos autos.
Inquérito: INQ 4.995.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113500, "viewed": [ "113500" ], "context": "{\"articlekey\":113500,\"originalarticlekey\":\"113500\"}" }
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime