Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PL das Fake News
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Caio Luiz
2/5/2023 | Atualizado às 11:09
Resposta
Em razão dos links postados pelas Big Techs, o ministro da Justiça, Flávio Dino, se posicionou. "Estou encaminhando o assunto à análise da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, à vista da possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas", informou o ministro em rede social.
Na terça, o ministro se reúne com o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, às 12h, no Palácio da Justiça para tratar de medidas sobre possíveis práticas abusivas das plataformas digitais.
O PL tramita na Câmara há três anos. Inicialmente veio para combater notícias falsas que aumentaram devido ao período da pandemia, mas acabou tratando de uma legislação que enquadra as Big Techs e cobra mudanças consideráveis.
Entre elas, a responsabilização das Big Techs por perfis falsos que propagam notícias falsas. Outro ponto no PL que deixa empresas como Instagram e Facebook insatisfeitas é o pagamento por conteúdo jornalístico reproduzido nas redes.
Diante da inserção dos links de alerta em suas páginas, o Ministério Público Federal em São Paulo se manifestou na segunda-feira e requisitou uma justificativa do Google via ofício. O procurador Yuri Corrêa da Luz deu 10 dias para o Google dar as devidas explicações.
LEIA MAIS
PL das Fake News
Governo Federal
Lula volta a criticar juros em celebração do Dia do Trabalho
Povos tradicionais
Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais