Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Flávio Dino assume Ministério da Justiça e promete descobrir quem ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novo governo

Flávio Dino assume Ministério da Justiça e promete descobrir quem matou Marielle

Novo ministro da Justiça, Flávio Dino é empossado nesta segunda-feira (2) em uma cerimônia no Salão Negro do Ministério da Justiça.

Congresso em Foco

2/1/2023 | Atualizado às 15:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Regulamentação das plataformas seguirá modelo europeu, segundo o ministro da Justiça. Proposta do governo será incorporada ao PL das Fake News, relatado por Orlando Silva. Foto: Isaac Amorim/MJSP

Regulamentação das plataformas seguirá modelo europeu, segundo o ministro da Justiça. Proposta do governo será incorporada ao PL das Fake News, relatado por Orlando Silva. Foto: Isaac Amorim/MJSP
Novo ministro da Justiça, Flávio Dino foi empossado nesta segunda-feira (2) em uma cerimônia no Salão Negro do Ministério da Justiça. Em seu discurso, o novo ministro agradeceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) por defender o Estado Democrático de Direito durantes as eleições e afirmou que atuará para que o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (Psol) seja desvendado. "Minhas primeiras palavras são de saudação à senhora chefa do poder Judiciário do Brasil, ministra Rosa Weber. Saúdo o poder do Estado sem o qual este momento não estaria ocorrendo, posto que foi o Judiciário brasileiro que garantiu o Estado Democrático de Direito numa hora tão difícil", afirmou Dino. O ministro disse que conversou com a mãe da vereadora assassinada em 2018 e com a irmã dela, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e classificou como "uma questão de honra" descobrir os mandates do crime. "É uma questão de honra o Estado brasileiro empreender todos os esforços possíveis e cabíveis, e a Polícia Federal assim atuará para que esse crime seja desvendado definitivamente, e nós saibamos quem matou Marielle e quem mandou matar Marielle", afirmou Dino. A declaração foi seguida de aplausos. O ministro também classificou como "crimes políticos gravíssimos" os atos terroristas realizados nas últimas semanas, como a tentativa de invasão à sede da Polícia Federal e a tentativa de explodir um caminhão nos arredores do aeroporto de Brasília. "Quero acentuar que este será um ministério da paz, da pacificação nacional, da busca pela paz verdadeira, que é fruto da Justiça, [feita] para todos e para todas", reforçou. Ex-governador do Maranhão por dois mandatos consecutivos e senador eleito, Dino é mestre em direito, advogado e ex-juiz federal. O ministro coordenou o grupo de trabalho do governo de transição responsável pela área da Justiça e será o responsável por seguir as promessas do novo governo para extinguir as políticas pró-armas feitas pela gestão anterior. Em publicações nas redes sociais, o ministro afirmou que haverá um recenseamento geral das armas existentes no Brasil para "separar o joio do trigo".

O novo decreto presidencial suspende novas aquisições de armas de uso restrito; novos CACs; novos clubes de tiro. Reduz armas de uso permitido. E haverá um recenseamento geral de armas existentes no Brasil, visando separar o joio do trigo.

- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 2, 2023
Dino destacou que o novo decreto do presidente Lula (PT) põe fim à presunção de "efetiva necessidade" para portar arma, algo que caracterizou como "absurdo". "Obviamente será necessário alegar e comprovar, sob pena de indeferimento do pedido. Comprar arma é algo excepcional e não é igual a comprar tomate na esquina", reforçou o ministro.

O decreto do presidente @LulaOficial põe fim a um absurdo: a presunção de "efetiva necessidade" para portar arma. Obviamente será necessário alegar e comprovar, sob pena de indeferimento do pedido. Comprar arma é algo excepcional e não é igual a comprar tomate na esquina.

- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 2, 2023
Outras posses: A maioria dos 37 ministros do novo governo do presidente Lula (PT) toma posse ainda hoje. Ficou para a terça-feira (3) a posse de Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social). Na quarta-feira (4), será a vez de Cida Gonçalves (Mulheres) e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que será ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Mais cedo, Fernando Haddad tomou posse como ministro da Fazenda. Em seu discurso de posse, o ministro destacou o compromisso fiscal e se comprometeu a criar uma nova âncora fiscal que substitua o teto de gastos. Enquanto isso, o presidente Lula dedica a sua primeira segunda-feira como presidente para realizar uma série de encontros com líderes internacionais que participaram da sua posse.
Reveja a posse de Flávio Dino:  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Ministério da Justiça armas Flávio Dino Novo governo

Temas

Segurança Pública Governo Nota

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Gleisi sai em defesa de Hugo Motta após críticas nas redes

Indenização e Pensão

Nova lei garante indenização e pensão a vítimas do Zika vírus

CONGRESSO

Governo erra ao buscar embate com o Congresso, diz Ciro Nogueira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

4

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

5

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES