Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Sem voto da Anvisa, Conitec não chega a consenso sobre "kit covid" | Congresso em Foco
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ARTIGO_LEITURA", "assettype": "AR", "articlekey": 13344, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Artigos_cima\",\"assettype\":\"AR\",\"articlekey\":13344}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tratamento Precoce

Sem voto da Anvisa, Conitec não chega a consenso sobre "kit covid"

O gerente geral de Medicamento da Anvisa, Gustavo Mendes, deixou a reunião antes da votação para embarcar num voo de São Paulo para Brasília.

Melissa Fernandez

Melissa Fernandez

22/10/2021 | Atualizado às 12:16

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Presidente Jair Bolsonaro mostra uma caixinha de Hidroxicloroquina.  Foto: Carolina Antunes/PR

Presidente Jair Bolsonaro mostra uma caixinha de Hidroxicloroquina. Foto: Carolina Antunes/PR
A votação pelo uso de medicamentos do "kit covid" no SUS (Sistema Único de Saúde) terminou em empate na quinta-feira (21). Sem o voto da Agência Nacional de Saúde e Vigilância Sanitária (Anvisa), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) encaminhou o relatório à consulta pública para emissão de parecer favorável ou desfavorável à aprovação. O colegiado, que aconselha o Ministério da Saúde na adoção de tratamentos no SUS, se reuniu para voltar a debater as diretrizes para o tratamento medicamentoso ambulatorial de paciente com covid-19 com medicações como a cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, que tem ineficácia comprovada no tratamento da doença. Votaram contra a aprovação: - Secretaria Executiva do Ministério da Saúde; - Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; - Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde; - Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde; - Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde; - CFM (Conselho Federal de Medicina). Votaram a favor: - Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; - Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; - ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar); - CNS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde); - Conass (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde); - Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). A expectativa era de que a Anvisa votasse pela rejeição do uso do kit covid. Por nota, a Anvisa informou que o representante da agência, o gerente geral de medicamento Gustavo Mendes, deixou a reunião antes da votação para embarcar num voo de São Paulo para Brasília. Sem um consenso do colegiado, o relatório segue para consulta pública nos próximos dias. Quando encerrada, as sugestões serão avaliadas pelo grupo de especialistas que elaborou o relatório. No caso de aprovação, o protocolo segue para a análise do secretário Hélio Angotti Neto, da secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégico em Saúde do Ministério da Saúde. > Queiroga mentiu e não há estudo sobre eficácia do "kit covid", diz humberto > Saúde admite ineficácia de cloroquina e outros medicamentos do "kit covid"
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

SUS anvisa Ministério da Saúde Hidroxicloroquina cloroquina kit covid ivermectina Conitec

Temas

Saúde Governo Nota
ARTIGOS MAIS LIDOS
1

Luiz Alberto dos Santos

Os descontos indevidos dos aposentados e a responsabilidade do Estado

2

Vander Loubet

Do verniz da paz ao cotidiano do ódio

3

Thiago Coacci

Quem financia as políticas públicas LGBTI+ no Brasil?

4

André Godoy e Marcelo Barbosa Saintive

Fundo de Desenvolvimento Regional terá papel central na Reforma Fiscal

5

Gabriela Perfeito e Jessika Moreira

Mulheres na liderança é estratégia para o presente e futuro do Estado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES