Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro pede impeachment de Alexandre de Moraes ao Senado. Veja a ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 44600, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":44600}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bolsonaro pede impeachment de Alexandre de Moraes ao Senado. Veja a íntegra

Congresso em Foco

20/8/2021 | Atualizado 22/8/2021 às 9:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal[fotografo]Marcelo Camargo/Agência Brasil[/fotografo]

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal[fotografo]Marcelo Camargo/Agência Brasil[/fotografo]
O presidente Jair Bolsonaro protocolou no Senado, no final da tarde desta sexta-feira (20) pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A denúncia tem 17 páginas - que vão a 102 páginas com anexos - é assinada apenas pelo presidente da República e conta com um relato seu em primeira pessoa. "Tenho a plena convicção que não pratiquei nenhum delito, não violei lei, muito menos atentei contra a Constituição Federal", escreve Bolsonaro. "Na verdade, exerci meu direito fundamental de liberdade de pensamento, que é perfeitamente compatível com o cargo de Presidente da República e com o debate político." Veja a íntegra do pedido: Bolsonaro acusa o Judiciário de se tornar um "verdadeiro ator político" e, por isso, deve estar pronto ao escrutínio público e à crítica severa e dura. Em alguns trechos, Bolsonaro compara a defesa das garantias individuais, prometida por Alexandre de Moraes em sua sabatina para o cargo, em 2017, com o que considerou como o papel de "verdadeiro censor da liberdade de expressão, ao interditar o debate de ideia e o respeito à diversidade." O presidente da República apela ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que priorize o tema da liberdade de expressão em seu pedido, e diz que "não se pode tolerar medidas e decisões excepcionais de um Ministro do Supremo Tribunal Federal que, a pretexto de proteger o direito, vem ruindo com os pilares do Estado Democrático de Direito." Desde a prisão de seu aliado, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, Bolsonaro ameaçava fazer o pedido de impeachment tanto de Moraes quanto de Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como mostrou o Congresso em Foco Insider, chegou a exigir a solidariedade de todos os seus ministros, assinando em conjunto a ação. Também ameaçou ir pessoalmente entregá-lo ao Senado. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br. Bombeiros tentaram durante toda a semana demovê-lo da intenção. Não conseguiram, mas amenizaram a provocação. O pedido foi protocolado sem maior alarde por um funcionário do Palácio do Planalto. E foi apenas contra Alexandre de Moraes, autor da decisão que determinou a prisão de Jefferson e das determinações desta sexta contra o cantor sertanejo Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ). O que não significa que ele eventualmente não possa ingressar também contra Barroso. O acolhimento do pedido de impeachment e sua tramitação dependem de decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que, durante a semana, já dissera considerar o pedido "não recomendável".
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado STF impeachment roberto jefferson Rodrigo Pacheco Alexandre de Moraes Otoni de Paula

Temas

Justiça Governo Congresso

LEIA MAIS

Trabalho

Câmara cria comissão especial dos trabalhadores de aplicativos

ÉTICA PARLAMENTAR

Lindbergh representará contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CONGRESSO

Dentistas e médicos encaram semana decisiva por piso salarial

2

PAINEL DO PODER

Apoio ao fim da escala 6x1 no Congresso vai além dos governistas

3

JUDICIÁRIO

PGR pede inquérito contra Eduardo Bolsonaro por obstrução de justiça

4

JUDICIÁRIO

Moraes retira sigilo de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

5

TENTATIVA DE GOLPE

De Tarcisio a Guedes: STF ouve testemunhas de Bolsonaro e aliados

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES