Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Alessandro Vieira chama de "factoide" PEC do senador vitalício | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

senador vitalício

Alessandro Vieira chama de "factoide" PEC do senador vitalício

Parlamentares criticam PEC do centrão no Congresso tenta conceder o cargo de senador vitalício aos ex-presidentes da República

Melissa Fernandez

Melissa Fernandez

29/10/2021 | Atualizado às 12:27

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Senador Alessandro Vieira foi um dos parlamentares que atuou na CPI da Covid. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senador Alessandro Vieira foi um dos parlamentares que atuou na CPI da Covid. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Parlamentares reagiram na manhã desta sexta-feira (29) para a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sugerida no Congresso que tenta conceder o cargo de senador vitalício a todos os ex-presidentes da República do Brasil. A PEC seria uma manobra do centrão para blindar o presidente Jair Bolsonaro de eventuais responsabilizações na Justiça no caso de possível derrota ou desistência da corrida presidencial de 2022, conforme levantou o podcast Papo de Política, do jornal G1. Para o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), a proposta é um "factoide" e uma "cortina de fumaça" para camuflar as mortes da pandemia, a crise econômica e as denúncias de "rachadinhas" envolvendo os filhos do presidente. 

O factoide do dia é falar em senador vitalício. Cortina de fumaça para esconder 600 mil mortos, inflação de 2 dígitos, fim do Bolsa Família, Orçamento Secreto, fim do teto de gastos, denúncia de vício em dinheiro público, rachadinhas… É sempre o mesmo jogo, só cai quem quer.

— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) October 29, 2021
O deputado Bohn Gass (PT-RS), líder do PT na Câmara, compartilhou do posicionamento de Vieira e afirmou que essa história é "absurda" e que se trata de medida para maquiar os acontecimentos do governo Bolsonaro.

Aviso aos navegantes: essa história de "senador vitalício" é cortina de fumaça. Tão absurda que só me ocuparei dela uma vez, agora, e para dizer: esqueçam isso.

— Bohn Gass (@BohnGass) October 29, 2021
Já a deputada pelo PT, Gleisi Hoffmann criticou a ideia da proposta.

Fim da picada a ideia de bolsonaristas de criar um cargo de senador vitalício para Bolsonaro se safar dos processos que vai ter que responder quando deixar a presidência. Ele deve ao povo brasileiro uma resposta sobre os crimes que cometeu na pandemia.

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 29, 2021
O deputado Ivan Valente comparou à proposta a uma iniciativa semelhante conduzida pelo ditador Augusto Pinochet, no Chile, para evitar punição pelos crimes cometidos durante o Regime Militar naquele país.  

ABSURDO! Centrão articula criar cargo de Senador vitalício para blindar Bolsonaro. Isso é um escárnio, é rir da cara do povo brasileiro. Quem usou desse artifício foi o ditador Pinochet no Chile para não ser punido por seus crimes. Lugar do Bolsonaro não é no Senado, é na cadeia.

— Ivan Valente (@IvanValente) October 29, 2021
Investigações federais ligam o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos Carlos e Flávio  Bolsonaro (Patriota-RJ) a supostos esquemas de "rachadinha", além dos recentes pedidos de indiciamento entregues à Procuradoria-Geral da República (PGR) pela CPI da Covid. No relatório final da comissão, são atribuídos 9 crimes ao presidente, além de pedir o banimento de Bolsonaro das redes sociais por disseminar notícias falsas. São imputados ao chefe do Planalto os crimes de epidemia com resultado de morte; infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo; incitação a crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação; crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade > Aras recebe relatório final e sinaliza com avanço de investigações  > Deputados repercutem novas denúncias de rachadinhas da família Bolsonaro
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro PEC Bohn Gass Alessandro Vieira rachadinha CPI da covid senadores vitalícios

Temas

Congresso
ARTIGOS MAIS LIDOS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES