Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/6/2020 | Atualizado às 15:36
Mario Galvão diz que R$ 500 mil foram doados para campanha em troca de contrato. Mauro Mendes nega[/caption]
Protocolada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a quem cabe processar e julgar crimes cometidos por governadores, a interpelação - que também é subscrita pelos autores da reportagem - é assinada pelos advogados Joelson Dias e Thyago Mendes.
Segundo eles, "as falas do interpelado podem configurar evidente crime de difamação". Daí o pedido que fazem para que o governador confirme na Justiça sua acusação e que informe e comprove "quem encomendou a matéria jornalística". A interpelação é o primeiro passo para que Mauro Mendes seja processado por difamação.
Quem conhece os mais de 16 anos de história deste site sabe que a fiscalização independente do poder é, desde o início, um dos pontos fortes da proposta editorial do Congresso em Foco. Em março de 2004, ou seja, no mês seguinte ao lançamento do site (criado em 12 de fevereiro daquele ano), tornano-mos o primeiro veículo jornalístico do país a publicar uma lista de parlamentares federais acusados criminalmente, tema que jamais deixamos de monitorar.
Essa vocação para cumprir o papel de "cão de guarda" do poder, escrutinando os atos dos agentes públicos na defesa do direito da sociedade à informação e à gestão correta dos recursos dos contribuintes, foi várias vezes reconhecidas por alguns dos principais títulos da mídia mundial, como os jornais The New York Times, Le Monde, Le Figaro, The Washington Post e The Guardian; revistas como The Economist e Time; e serviços noticiosos como Bloomberg, Reuters e BBC, entre muitos outros.
Único veículo jornalístico brasileiro premiado no famoso festival anual de criatividade de Cannes em 2019, o Congresso em Foco também foi a primeira publicação digital do país a conquistar o Prêmio Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Recebeu ainda o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (três vezes), o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa e diversas outras premiações.
Nas últimas semanas, a cobertura da crise política e da pandemia levou o Congresso em Foco a alcançar sucessivos recordes de leitura e a acumular, desde 1º de janeiro, mais de 22 milhões de visitas. É, segundo o Instituto FSB, pelo terceiro ano consecutivo o veículo especializado mais acessado pelos parlamentares federais.
"Lógico que essa acusação do governador não convencerá quem nos conhece", afirma o fundador do site, Sylvio Costa. "O problema é ela lançar dúvidas a quem ainda não conhece o suficiente sobre o nosso trabalho e sobre os cuidados com que atuamos". Ele considera que o ataque de Mauro Mendes é mais uma comprovação de que "o jornalismo é a mais nova Geni do país, sobre o qual todos lançam pedras, incluindo tentativas de censura até ameaças de morte.
Veja a íntegra da nota do governador:
"Esta matéria veiculada no site Congresso em Foco foi encomendada, por um grupo politico da capital de MT, conhecido de longa data e até o presente monento por estar desviando dinheiro publico. Tentam usar a velha tatica: acuse seus adversários de fazer o que você faz, para tentar confundir a população.

Tags
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos