Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula cita fim da escala 6x1 e fraude no INSS em discurso do 1º de Maio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DIA DO TRABALHO

Lula cita fim da escala 6x1 e fraude no INSS em discurso do 1º de Maio

Presidente diz que vai "aprofundar o debate" sobre redução da jornada e menciona desmonte do esquema na Previdência como conquista do seu governo.

Congresso em Foco

1/5/2025 11:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula deu destaque ao debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 em seu tradicional pronunciamento anual na TV e no rádio sobre o Dia do Trabalho. Em vídeo transmitido em rede nacional na noite desta quarta-feira (30), véspera do feriado, o presidente colocou o debate sobre o assunto com uma de "duas medidas muito importantes" de seu governo, ao lado da reforma do imposto de renda que foi enviada ao Congresso.

"Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho de gente no país em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso, a chamada jornada 6x1", anunciou Lula. "Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras".

Assista ao vídeo abaixo.

O debate sobre o fim da escala 6x1 ganhou tração a partir da deputada Érika Hilton (Psol-SP), que protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto que, se aprovada, acabaria com esse tipo de trabalho. O pronunciamento de Lula indica que o governo se propõe a dar um apoio mais firme à aprovação do projeto. De acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o debate sobre o assunto deve avançar nos próximos dias.

No pronunciamento, Lula listou uma série de medidas e marcos de sua terceira gestão na Presidência da República, como o crescimento anual do PIB acima de 3%, o retorno do país ao ranking das 10 maiores economias do mundo e programas como o Acredita e o Contrata+. O presidente citou ainda, como conquista de seu governo, o desmonte do esquema de fraudes no INSS que resultou na queda do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto: "Na última semana, o nosso governo, por meio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas que vinha operando desde 2019".

O esquema de desvios na Previdência Social vem sendo citado por parlamentares de oposição para criticar o governo petista. A operação ilegal começou em 2019, mas os desvios chegaram a R$ 2,8 bilhões, seu patamar mais alto, em 2024, com Lula presidente. Na última quarta-feira, foi protocolado na Câmara um requerimento do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue os desvios.

Lula em pronunciamento do 1º de Maio.

Lula em pronunciamento do 1º de Maio.Reprodução/YouTube (@canalgov)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

dia do trabalho INSS trabalho aposentadoria Fim da escala 6x1 Lula

Temas

Governo

LEIA MAIS

JUDICIÁRIO

"Careca do INSS" poderá escolher se vai depor na CPMI, decide Mendonça

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Com anistia oxigenada, governo destrava R$ 3,2 bi em emendas

CONGRESSO

Presidente da CPMI pede que STF autorize depoimento do careca do INSS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

RELAÇÕES EXTERIORES

Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA

2

Julgamento do Golpe

Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro

3

Julgamento do Golpe

Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro

4

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

5

CORRUPÇÃO

PF prende "Careca do INSS" em operação contra fraude em aposentadoria

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES